• 21-11-2024

🇲🇼 O vice-presidente do Malawi,  Saulos Chilima , está entre as 10 pessoas que morreram quando um pequeno avião militar caiu numa região montanhosa no norte do país, anunciou o presidente do país Lazarus Chakwera nesta terça-feira (11).  

Em um discurso ao vivo na televisão estatal,  Chakwera revelou que os destroços do avião foram localizados após uma busca de mais de um dia após o avião desaparecer em densas florestas e terrenos montanhosos perto da cidade de Mzuzu, no norte do país. Infelizmente, não houve sobreviventes do acidente.  

ex-primeira-dama Shanil Dzimbiri t ambém estava a bordo do avião, juntamente com sete outros passageiros e três tripulantes militares. O grupo estava viajando para Mzuzu para assistir ao funeral de um antigo ministro do governo.  

Chilima , que tinha 51 anos, estava cumprindo seu segundo mandato como vice-presidente. O  Presidente Chakwera disse que as Forças de Defesa do Malawi estão em processo de trazer os restos mortais dos falecidos para a capital, Lilongwe, e que anunciará os preparativos para o funeral no devido tempo.  

O acidente ocorreu nas profundezas das colinas da Floresta de Chikangawa, no distrito de  Mzimba . O anúncio do falecimento do vice-presidente e dos outros nove passageiros foi feito às 12h48 (CAT), .  

Em seu discurso,  Chakwera  lamentou a terrível tragédia. “ O Dr. Saulos Klaus Chilima era um homem bom, um pai e marido dedicado, um cidadão patriota que serviu o seu país com distinção e um vice-presidente formidável. Considero uma das maiores honras da minha vida tê-lo tido como meu vice e conselheiro durante os últimos quatro anos, e o seu falecimento é uma perda terrível para a sua esposa Mary, para a sua família, para os seus amigos, para os seus colegas no Gabinete, e para todos nós como uma nação que encontrou na sua liderança e coragem uma fonte de inspiração.” , disse ele.  

Redação Africanize

Redação do Africanize