Pesquisador brasileiro lidera estudo inovador para combater células cancerígenas por superestimulação
A pesquisa de Matheus Henrique Dias já foi mencionada em publicações científicas renomadas, como a Câncer Discovery
A psoríase atinge de 1% a 3% da população mundial, incluindo 5 milhões no Brasil. Embora não seja grave, pode levar a problemas emocionais de autoestima e isolamento social.
Beyoncé revelou à revista Essence que convive com psoríase, doença crônica e autoimune que causa manchas avermelhadas e placas descamativas na pele.
“A relação que temos com nosso cabelo é uma jornada profundamente pessoal. Desde passar a infância no salão de beleza da minha mãe até meu pai aplicar óleo no meu couro cabeludo para tratar minha psoríase, esses momentos são sagrados para mim.”, disse Bey durante entrevista.
A causa exata da psoríase é desconhecida, mas está relacionada à genética e ao histórico familiar. A doença se desenvolve devido a um processo inflamatório em uma das camadas da pele, cujas células perdem a adesão e começam a se soltar e descamar.
Sintomas da psoríase
– Manchas avermelhadas com escamas secas em regiões como couro cabeludo e cotovelo
– Pele ressecada e rachada espalhadas pelo corpo
– Coceira, queimação e dor
– Alterações no formato das unhas, além de descolamento
– Inchaço e deformação das articulações
Os sintomas da doença são considerados cíclicos, aparecem com mais intensidade em determinada época, e podem ser menos desconfortáveis em outras. Em casos menos comuns, também podem ser observados inchaço e rigidez nas articulações, provocando a chamada artrite psoriásica.
Existem tratamentos para a psoríase que permitem o controle dos sintomas, incluindo medicamentos tópicos, comprimidos e injeções de medicamentos imunobiológicos. Além disso, a exposição ao sol e a hidratação da pele podem ajudar a melhorar o quadro clínico.
Por ser fisicamente aparente e observável, a psoríase também é conhecida pelos problemas emocionais e sociais que provoca nos pacientes. Pessoas diagnosticadas com a doença sofrem com as transformações no corpo e com dificuldades para autoaceitação.
Diretora de Conteúdo e comunicadora apaixonada por música, moda e tudo que se relaciona à comunidade negra.
A pesquisa de Matheus Henrique Dias já foi mencionada em publicações científicas renomadas, como a Câncer Discovery
O ministério da saúde do Sudão relata mais de 430 mortes no último mês
Vacina MVA-BN, da Bavarian Nordic, apresenta 76% de eficácia com uma única dose