• 21-11-2024

Em um evento histórico, sete artefatos reais, saqueados há 150 anos pelas forças coloniais britânicas do antigo Reino Asante de Gana, foram devolvidos e apresentados ao reino na última quinta-feira (08).

Os artefatos, que incluem um batedor de rabo de elefante, uma cadeira ornamental e várias peças de ouro, foram originalmente saqueados do Gana, então colonizado pelos britânicos, no século 19. Eles foram mantidos pelo Museu Fowler da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, desde a década de 1960.  

“Estamos aqui… (porque) o homem branco entrou em Asanteman para saqueá-lo e destruí-lo” disse Otumfuo Osei Tutu, rei do Reino Asante, na maior cidade de Gana, Kumasi, durante uma cerimônia de apresentação que trouxe alegria e alívio para o reino.  

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Rei Asante Otumfuo Osei Tutu no Palácio Manhyia em Kumasi, Gana, em 8 de fevereiro de 2024, durante a devolução permanente de artefatos do Museu Fowler

Após décadas de resistência por parte dos governos e museus europeus e ocidentais, os esforços dos países africanos para repatriar artefatos roubados estão finalmente dando frutos. No entanto, ativistas afirmam que ainda há milhares de outros itens preciosos fora de alcance.  

Os itens reais foram recebidos pela primeira vez pelo reino na segunda-feira (05), marcando o 150º aniversário do saque das forças coloniais britânicas na cidade de Asante em 1874. Quatro dos itens foram saqueados naquela época, enquanto os outros três faziam parte de um pagamento de indenização feito pelo Reino Asante aos britânicos, segundo o museu.  

A repatriação dos artefatos para o Gana “significa o regresso das nossas almas”, disse Kwasi Ampene, um conferencista que ajudou a negociar o seu retorno.  

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Rei Asante Otumfuo Osei Tutu no Palácio Manhyia em Kumasi, Gana, em 8 de fevereiro de 2024, durante a devolução permanente de artefatos do Museu Fowler

Todos os sete itens estão sendo devolvidos incondicional e permanentemente, embora o reino tenha permitido que suas réplicas fossem feitas, acrescentou o museu.  

“Estamos a afastar-nos globalmente da ideia dos museus como repositórios inquestionáveis ​​de arte, como instituições colectivas com direito a possuir e interpretar arte com base principalmente na experiência académica, para a ideia dos museus como guardiães com responsabilidade ética”, disse Silvia Forni, diretora do Museu Fowler.  

Os itens são vistos como símbolos de prestígio e reverência ao governante Asante e tê-los de volta é um sonho que se tornou realidade, segundo Samuel Opoku Acheampong, funcionário do palácio Asante.  

“Nossos antepassados ​​e nossos pais nos contaram sobre os artefatos”, disse Acheampong. “E desde então, quando criança, tive a visão de que um dia devolveremos todos esses artefatos à nossa nação Asante.”  

Cibele Almeida

Diretora de Conteúdo e comunicadora apaixonada por música, moda e tudo que se relaciona à comunidade negra.