Pesquisador brasileiro lidera estudo inovador para combater células cancerígenas por superestimulação
A pesquisa de Matheus Henrique Dias já foi mencionada em publicações científicas renomadas, como a Câncer Discovery
Produto, ainda em desenvolvimento, busca democratizar o acesso à prevenção e tratamento de câncer de pele
Heman Bekele, um estudante de 15 anos, foi nomeado ‘Criança do Ano de 2024’ pela revista TIME. O jovem, que nasceu na Etiópia e vive nos Estados Unidos desde os quatro anos, desenvolveu um sabonete que pode ajudar no tratamento e prevenção do câncer de pele.
Em outubro de 2023, Heman Bekele foi selecionado pela 3M e pela Discovery Education para participar do programa Young Scientist Challenge. Como vencedor desse desafio, ele recebeu um prêmio de US$ 25.000 pela invenção do sabonete.
Atualmente, o jovem cientista está trabalhando em um laboratório na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, em Baltimore, onde continua desenvolvendo seu projeto.
“Sou realmente apaixonado por pesquisas sobre câncer de pele. Seja minha própria pesquisa ou o que está acontecendo no campo. É absolutamente incrível pensar que um dia minha barra de sabão poderá causar um impacto direto na vida de outra pessoa” , afirmou em entrevista à TIME.
O sabonete desenvolvido por Heman foi pensado como uma alternativa acessível para o tratamento do câncer de pele. "Quase todo mundo usa sabão e água para limpeza. Então sabão provavelmente seria a melhor opção", explicou o jovem.
Redação do Africanize
A pesquisa de Matheus Henrique Dias já foi mencionada em publicações científicas renomadas, como a Câncer Discovery
O ministério da saúde do Sudão relata mais de 430 mortes no último mês
Vacina MVA-BN, da Bavarian Nordic, apresenta 76% de eficácia com uma única dose