• 21-11-2024

Novo single do cantor se posiciona entre as músicas mais ouvidas do mundo

As raízes negras do country estão cada vez mais fortes! 🤠 Na atualização desta segunda-feira (8), o sertanejo Shaboozey alcançou o topo da Billboard Hot 100, a principal parada musical dos Estados Unidos, com o hit “A Bar Song (Tipsy)”.  


billboard-hot-100-africanize
 

Com a posição, o cantor de 29 anos se tornou a segunda pessoa negra da história a alcançar o topo da parada com uma canção country. Em fevereiro, Beyoncé havia se tornado a primeira pessoa negra a alcançar a marca histórica com o single “Texas Hold ‘Em”.

Na última atualização do Spotify desta quinta-feira (11), “A Bar Song (Tipsy)” se posicionou como a 6ª música mais ouvida no mundo inteiro. No dia 31 de maio, o cantor lançou o álbum “Where I've Been, Isn't Where I'm Going”, com 12 faixas.

 

Conheça o cantor

Com combinações de country e hip hop, Shaboozey ganhou atenção pela primeira vez ao participar da trilha sonora de “Spider Man: Into the Spider-Verse”, com a faixa “Start a Riot”. O cantor de herança nigeriana lançou mais três álbuns, e colaborou com artistas como Beyoncé, Linda Martell e o rapper BigXthaPlug. 

Impacto de Cowboy Carter  🤠

O sucesso repetino de Shaboozey, claro, tem uma explicação. O lançamento de “Cowboy Carter”, oitavo álbum de Beyoncé, trouxe uma temática de resgate das raízes negras do gênero musical conservador. O gênero, dominado por artistas brancos e enlaçado ao conservadorismo, 'rejeitou' a cantora no Country Music Awards, em 2016, onde apresentou a faixa “Daddy Issues”, do álbum Lemonade, ao lado do grupo The Chicks. Na época, a cantora sofreu maus olhares da classe artística do gênero presente, e desde então, trabalhou para corrigir as falhas da indústria. 

Em 2024, pra o álbum “Cowboy Carter”, Beyoncé trabalhou com artistas negros do country, como Linda Martell e Shaboozey, com quem colaborou nas faixas “SPAGHETTII” e “SWEET ★ HONEY ★ BUCKIIN'”.  

O álbum de Beyoncé alcançou a primeira posição da Billboard estadunidense, onde se manteve estável durante 2 semanas  

 

beyonce-cowboy-carter-africanize
 

No dia 30 de junho, no BET Awards 2024, a presença de pessoas negras no country foi celebrada com apresentações de Shaboozey e da cantora Tanner Adel.  

 

Danilo Castro

Jornalista carioca, DJ e comunicador apaixonado por música. Ama a cultura pop negra tanto quanto comer frutos do mar.