• 21-11-2024

Valdina Ferreira de Paiva foi aprovada em primeiro lugar entre as vagas destinadas para candidatos acima de 60 anos

Valdina Ferreira de Paiva, conhecida como Dina, alcançou um marco notável ao ingressar no curso de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB) aos 61 anos. A aprovação veio em 1° lugar entre as vagas do primeiro vestibular da instituição voltado exclusivamente para candidatos acima de 60 anos, realizado no início de 2024. A concorrência foi acirrada: mais de 3 mil pessoas disputaram 136 vagas distribuídas em diversos cursos.  

Natural da zona rural, Dina teve sua trajetória educacional interrompida aos 11 anos. Mãe solo de três filhas, ela trabalhou como empregada doméstica e diarista antes de ser aprovada, em 1990, em um concurso para técnica do herbário do Jardim Botânico de Brasília. A nova função reacendeu sua paixão pela biologia e abriu caminho para o retorno aos estudos.  

Por meio do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), Dina concluiu o Ensino Médio e prestou o Enem diversas vezes até finalmente se inscrever no vestibular da UnB. Sua aprovação foi impulsionada pela redação, que abordou os desafios e oportunidades na terceira idade. “Eu queria uma faculdade pública porque não tinha condições de arcar com uma particular. Já estava quase que guardando esse sentimento lá no fundinho do baú. Quando foi no começo do ano surgiu a oportunidade"  

Dina escolheu contar sua própria história de superação, o que impressionou os avaliadores. “Eu quero que as pessoas se espelhem em mim e tomem as dificuldades como exemplo. Se ela pôde chegar, com todas essas dificuldades, eu também posso”, declarou a caloura em entrevista ao programa  Globo Repórter .  

Redação Africanize

Redação do Africanize