• 16-09-2024

Senegal prometeu renegociar contratos de petróleo e gás.

O Presidente do  Senegal Bassirou Diomaye Faye , assegurou que os lucros obtidos com a venda de petróleo e gás serão administrados de forma eficiente e transparente. Esta declaração surge no momento em que o país da África Ocidental inicia sua produção de petróleo pela primeira vez.  

Thierno Ly , diretor-geral da empresa petrolífera nacional Petrosen, proclamou que o país adentrou uma “nova era” com o início da produção na última terça-feira (11).  

Woodside , gigante do setor energético da Austrália, caracterizou o início da extração como um “dia histórico” e um  “marco significativo” , tanto para a empresa quanto para o Senegal.  

O projeto  Sangomar, localizado em águas profundas e que também possui reservas de gás, tem como meta produzir 100 mil barris de petróleo por dia.  

A decisão do  Senegal  de renegociar contratos de petróleo e gás tem gerado preocupações entre alguns analistas, que acreditam que isso possa causar insegurança entre os investidores. No entanto, os apoiadores do governo defendem que é essencial para o Estado da África Ocidental aumentar sua participação em projetos, garantindo que a nação se beneficie de seus recursos naturais.  

Redação Africanize

Redação do Africanize