24 de abril de 2025

Cinema e TV

Ryan Coogler revela 'conexão' entre 'Pecadores' e 'Pantera Negra 2', filmes dirigidos pelo cineasta

Depois de brilhar com franquias como Pantera Negra e Creed, diretor estreia um terror inédito sobre vampiros, vodu e sobrevivência no sul dos EUA dos anos 1930

• 22/04/2025
Thumbnail
Foto: Warner Bros Pictures | Disney/Marvel

Após o lançamento de ‘Pecadores‘ (Sinners), o diretor Ryan Coogler deu abriu detalhes sobre algumas das inspirações para a trama, estrelada por Michael B. Jordan. Também por trás dos filmes de ‘Pantera Negra‘, ele revelou que o processo criativo do filme do super-herói africano da Marvel e de ‘Pecadores’ tiveram conexão.

“Pantera Negra me levou fisicamente à África, mas Sinners me trouxe mentalmente para o sul dos Estados Unidos, onde meus ancestrais viveram mais recentemente”, contou ao site OkayAfrica.

O diretor lembrou do impacto de visitar, pela primeira vez, uma plantação de algodão enquanto filmava ‘Pantera Negra 2′ em Georgia. “Eu estava no sul fisicamente, mas não mentalmente, até aquele momento. Estava com quase 40 anos e nunca tinha visto um campo de algodão. Aquilo me tocou profundamente”, revelou.

Foto: Ty Wright / Bloomberg News

Essa conexão com o território e com a memória ancestral guiou o processo criativo de Sinners, que, segundo Coogler, dialoga com os efeitos intergeracionais da escravidão, da segregação e do apagamento espiritual. “Usei o mesmo tipo de pesquisa que fiz para Pantera Negra, mas desta vez voltada para uma herança que me é mais próxima.”

Foto: Warner Bros. Pictures/Divulgação

A estreia marca também a quinta colaboração entre Coogler e Michael B. Jordan, e consolida um novo capítulo no cinema afro-americano: o de narrativas de terror onde o poder cultural e espiritual negro é retratado de forma positiva.

TAGS: