• 23-11-2024

Passageira de 78 anos foi autuada por injúria racial e depois liberada na audiência de custódia. Caso aconteceu em ônibus que saia de Vila Velha e seguia para Cariacica, na Grande Vitória.

 

Uma  mulher  de 78 anos foi  presa  por ter  xingado  um  motorista  de ônibus de  macaco  dentro do coletivo na noite do último domingo (19) em  Cariacica , na Grande Vitória. Uma pessoa gravou um vídeo minutos depois de Alda dos Santos xingar o motorista. Ele ainda pergunta para a mulher por que foi chamado de macaco e Alda responde:  "porque você é preto"  

 

O caso aconteceu no ônibus da linha 525, que faz o trajeto entre Vila Velha (Terminal de Vila Velha) e Cariacica (Terminal de Itacibá). No vídeo, o motorista,  Deiverson Fernandes , de 34 anos, ainda insiste em fazer com que a mulher dê alguma justificativa.  

 

"Mas por que que a senhora me chamou de macaco?", perguntou o motorista  

"Porque você é preto", respondeu a mulher.  

"E isso te dá o direito da senhora me chamar de macaco?", questionou o motorista.  

"Ué", terminou a mulher.  

 

Sbv4nx27pXQYu8mxoGGk07KuC5FGZ_1X5gLt1Ya55dnrWmxcm4ChAZzAzpP-VtFOma22AnR2uMr4TjnDCV-9Kn8jBb7kGhA2F0040OapHLySiH7cqUpGwU_a-ZcU8IXU0Iql_mkDaIX65Rw7HcMoois
Mulher de 78 anos foi presa por injúria racial no Espírito Santo após chamar motorista de ônibus de macaco   

 

De acordo com o  motorista , os  xingamentos  começaram quando o coletivo parou no Terminal do Ibes, ainda em Vila Velha, por volta de 20h30.  

 

"Quando eu fui fazer um desembarque no Terminal do Ibes, naquele tumulto de gente subindo e descendo, ela estava na frente do ônibus e acordou assustada e começou a me xingar. Ela falava que minha mãe estava na zona, que eu era bandido foragido da polícia, que ela conhece gente da minha laia. Até que em determinado ponto ela falou que não gostava de preto e me chamou de macaco. Não é o fato dela ser idosa que dá o direito dela ir contra a minha honra. Eu respeito ela assim como ela deve me respeitar no meu ambiente de trabalho",  contou o motorista.  

 

Ainda segundo o relato do motorista, a mulher continuou com os xingamentos racistas durante todo percurso até o destino final do ônibus, em Itacibá, Cariacica. O motorista deixou os passageiros no local e a mulher tentou descer, mas foi impedida outros passageiros.  

 

Depois disso, o motorista Deiverson, a mulher e outros passageiros foram até a Delegacia Regional de Cariacica para registrar a ocorrência.  

 

Alda  foi  presa  e levada para o presídio na manhã da última segunda-feira (20). No Departamento Médico Legal (DML), a mulher voltou a falar frases racistas para a equipe de reportagem da TV Gazeta.  

 

"Eu não gosto, problema meu. Lugar de macaco é na jaula",  disse .  

 

A Polícia Civil informou que a suspeita foi conduzida à Delegacia Regional de Cariacica e autuada em flagrante por injúria racial. Após os procedimentos de praxe, ela foi encaminhada ao sistema prisional e depois foi liberada em uma audiência de custódia ainda na tarde desta segunda. Ela foi liberada sem o pagamento de fiança.  

 

Segundo a decisão, a passageira fica impedida de ter qualquer tipo de contato com o motorista e precisa manter uma distância de 500 metros, além de estar proibida de sair da Grande Vitória sem autorização da Justiça.  

 

Redação Africanize

Redação do Africanize