Vovó Tatá, a matriarca de uma família preta, estreia no Gloobinho
Série animada conta história de uma família preta e será exibido de segunda a sexta-feira no canal
Filme será dividido em duas partes, com continuação confirmada para o início do próximo ano; saiba mais!
A Netflix acaba de anunciar oficialmente a data de estreia de uma de suas mais aguardadas produções em língua iorubá, "Lisabi: A Rebelião". O filme, que promete capturar a essência do herói lendário Lisabi, será lançado no dia 27 de setembro de 2024. A continuação, intitulada "Lisabi: Nasce Uma Lenda", já está programada para estrear em janeiro de 2025.
Ambientado no século XVIII, no Império Oyo, o filme narra a trajetória de Lisabi, um fazendeiro da etnia Egba, que lidera uma revolta contra a opressão do Império Oyo. Utilizando tanto a força de seus companheiros fazendeiros quanto habilidades misteriosas, Lisabi consegue derrotar um exército de mais de 6.000 soldados Oyo, conquistando a independência de seu povo após séculos de subjugação. Este marco se tornou um ponto de virada na história Yoruba, perpetuando o legado de Lisabi como um ícone de resistência e liderança.
"Lisabi: A Rebelião" é uma produção colaborativa entre os estúdios Al Notions e Anthill, com o roteiro assinado por Niyi Akinmolayan e Yinka Olaoye, e a direção a cargo de Niyi Akinmolayan. A produção executiva está sob a responsabilidade de Lateef Adedimeji, que também integra o elenco estrelado ao lado de Femi Adebayo, Odunlade Adekola, Ibrahim Itele Yekini, Ibrahim Chattah, Mo Bimpe, Eniola Ajao e Liquorose Afije.
A adição deste filme à já rica programação de títulos em língua iorubá da Netflix, que inclui obras como "Jagun Jagun", de Femi Adebayo, "Anikulapo: The Rise of The Spectre", de Kunle Afolayan, e "House of Ga'a", de Bolanle Austen-Peters, reflete a crescente valorização do cinema épico nigeriano pela plataforma
Redação do Africanize
Série animada conta história de uma família preta e será exibido de segunda a sexta-feira no canal
Atriz indicada quatro vezes ao Oscar e vencedora de uma estatueta receberá grande prêmio criado em 1952
Personagem fez parte de série de comédia lançada em 2004 pela TV Globo