• 30-06-2024

Com reconhecimento de calamidade pública, liberação de verbas ficará menos burocrática

O presidente  Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) garantiu nesta terça-feira (7) que não faltará recursos para reconstrução do  Rio Grande do Sul , onde diversos municípios foram devastados pelas chuvas.  

 

“O Brasil deve muito ao Rio Grande do Sul, é um estado muito importante do ponto de vista artístico, cultural, do trabalho, da nossa cultura. O que nós vamos fazer é devolver ao RS o que ele merece que seja devolvido, para ele poder tocar a vida. Não haverá falta de recursos para atender necessidades do Rio Grande do Sul" , disse.  

 

Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil , vinculada ao  Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional , ampliou para 336 municípios gaúchos o reconhecimento do estado de calamidade pública em decorrência das chuvas na última segunda-feira (6).  

 

De acordo com  Lula , isso irá ajudar os ministérios a liberarem recursos para ajudar o estado.  

 

Vai liberando de acordo com as necessidades fundamentais que é colocar criança na escola, colocar pessoas no hospital. Compra de remédio, combustível, água, comida. Esse dinheiro vai saindo normalmente pelo ministério, sem muita burocracia" , explicou.  

 

 

"A partir de hoje, os prefeitos e o governo estadual podem cadastrar pedidos para escolas, creches, unidades de saúde, hospitais, recuperação de equipamentos. Só cadastrar que vai começar a acontecer imediatamente para atendimento do povo",  completou .  

 

O boletim divulgado na manhã de hoje pela  Defesa Civil do Rio Grande do Sul mostra que os números de mortos e feridos em decorrência das chuvas que atingem o estado atualmente subiram para 90 e 361, respectivamente. A mais recente atualização também aponta que há 132 pessoas desaparecidas.  

 

Redação Africanize

Redação do Africanize