Maju Coutinho rebate esteriótipos raciais e revela ter estudado em colégio particular e ido à Disney
Jornalista refletiu sobre esteriótipos comuns no Brasil que associam pessoas negras a situações de extrema pobreza
Na última terça-feira (9), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou o novo mapa voltado para o público escolar. Na edição, o Brasil aparece pela primeira vez no centro do mundo. Além disso, há sinalização nos países que compõem o G20.
O mapa-múndi tem a marcação dos países que compõem o G20 e dos que possuem representação diplomática brasileira, além de algumas informações básicas sobre o Brasil, como população e área, entre outros dados. Para o IBGE, a produção do mapa ocorre em consonância com o momento em que o Brasil está presidindo o G20 e é uma oportunidade de mostrar uma forma singular do país ser visto em relação a esse grupo de países e ao restante do mundo.
“Nós nos acostumamos a sermos eurocentristas e ser eurocentrista não é ser brasileiro. Marcamos, com esta nova versão do mapa, uma nova postura e uma nova ideia. O brasileiro que chegar na sala de aula hoje, irá se dizer que está no centro do planeta Terra e esta percepção é de grande valor e mudará comportamentos”, explicou Paulo Protasio, diretor da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro, no evento de lançamento do Atlas Geográfico Escolar.
O presidente Lula (PT) foi o primeiro a receber a atualização do documento e deixou um comentário nas redes. “A Terra é redonda”, resumiu.
A terra é redonda. 🌎 https://t.co/IAsSbAQAp2
— Lula (@LulaOficial) April 12, 2024
O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, elogiou neste sábado (13) o novo mapa.
“O país de Pixinguinha, Clementina, Pelé, Garrincha, Mário de Andrade, Luiz Gama, Aleijadinho, Dona Ivone Lara, Villa Lobos, Leolinda Daltro, Glauber Rocha, Florestan Fernandes, Guerreiro Ramos, Celso Furtado, Mano Brown, Ze Celso, Lélia Gonzalez, Nei Lopes e tantas outras pessoas que lista nenhuma é capaz de resumir, não tem o direito de se apequenar”, postou no X.
Esse é o mapa; o destino do nosso povo é a bússola.
— Silvio Almeida (@silviolual) April 13, 2024
O país de Pixinguinha, Clementina, Pelé, Garrincha, Mário de Andrade, Luiz Gama, Aleijadinho, Dona Ivone Lara, Villa Lobos, Leolinda Daltro, Glauber Rocha, Florestan Fernandes, Guerreiro Ramos, Celso Furtado, Mano Brown, Ze… pic.twitter.com/AMPHVJv858
Redação do Africanize
Jornalista refletiu sobre esteriótipos comuns no Brasil que associam pessoas negras a situações de extrema pobreza
Ator conta que já usou outras drogas na juventude, mas que não desenvolveu vícios como com álcool
Cantora publicou uma carta aberta no Dia Nacional da Consciência Negra, na última quarta-feira (20)