Ex-domestica de 61 anos é aprovada em primeiro lugar em curso de ciências biológicas
Valdina Ferreira de Paiva foi aprovada em primeiro lugar entre as vagas destinadas para candidatos acima de 60 anos
Além dos idiomas africanos, outros 108 foram adicionados na plataforma de tradução da empresa
O Google anunciou uma ampliação no Google Translate, adicionando 110 novos idiomas à plataforma no mês de junho. Entre as novas adições, estão 8 idiomas africanos, que se juntam às etnias hausa, igbo, iorubá, fulani, kanuri e tiv da Nigéria.
A iniciativa utiliza modelos de inteligência artificial para dar suporte aos 1.000 idiomas mais falados no mundo, marcando um avanço significativo na eliminação de barreiras linguísticas e na promoção da comunicação entre diversas culturas.
Cerca de um quarto das novas línguas vêm da África, representando a nossa maior expansão de línguas africanas até hoje. São elas: Fon, Kikongo, Luo, Ga, Swati (ou Swazi), Venda e Wolof.
Conheça as línguas africanas recém-adicionadas pelo Google
Afar: é a língua tonal falada em Djibuti, Eritreia e Etiópia. De todos os idiomas incluídos neste lançamento, Afar foi o que recebeu mais contribuições da comunidade voluntária.
Cantonês: há muito tempo é um dos idiomas mais solicitados para inclusão no Google Tradutor. No entanto, é uma linguagem difícil de incorporar porque muitas vezes se sobrepõe ao mandarim na escrita, dificultando a localização de dados e o treinamento de modelos.
Manês: é a língua celta da Ilha de Man. Quase desapareceu com a morte do seu último falante nativo em 1974. Mas, graças a um movimento de revitalização em toda a ilha, agora existem milhares de falantes.
N'Ko: é uma forma padronizada das línguas Mandinka da África Ocidental, que unifica muitos dialetos em uma língua comum. Seu alfabeto único foi inventado em 1949 e atualmente conta com uma comunidade de pesquisa ativa, desenvolvendo recursos e tecnologias para ele.
Punjabi (Shahmukhi): é o tipo de escrita do alfabeto perso-árabe (Shahmukhi) e a língua mais falada no Paquistão.
Tamazight: é a língua berbere falada em todo o Norte da África. Embora existam muitos dialetos, a forma escrita geralmente é compreensível para todos. Está escrito no alfabeto latino e em Tifinagh, ambos compatíveis com o Google Tradutor.
Tok Pisin: é uma língua crioula baseada no inglês e na língua franca de Papua Nova Guiné. Se você fala inglês, tente traduzir para Tok Pisin e poderá entender o significado!
Jornalista carioca, DJ e comunicador apaixonado por música. Ama a cultura pop negra tanto quanto comer frutos do mar.
Valdina Ferreira de Paiva foi aprovada em primeiro lugar entre as vagas destinadas para candidatos acima de 60 anos
Casal anunciou que estão noivos no mesmo evento em que se conheceram, em 2022
Dançarina conta que a cantora estadunidense chegou a abençoar o novo filho das duas