Ex-domestica de 61 anos é aprovada em primeiro lugar em curso de ciências biológicas
Valdina Ferreira de Paiva foi aprovada em primeiro lugar entre as vagas destinadas para candidatos acima de 60 anos
Filhos do casal foram vítimas de racismo em Portugal, quando Adélia proferiu ofensas racistas contra as crianças e outras pessoas negras em um restaurante
Adélia Barros , acusada de cometer racismo contra Titi e Bless , filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso , começou a ser julgada na última quinta-feira (26) no Tribunal de Almada, em Portugal. Saiba mais!
O caso, que ganhou grande repercussão, remonta a julho de 2022, quando Adélia proferiu ofensas racistas em um restaurante na Costa da Caparica, gerando indignação internacional. Segundo o jornal português Expresso , a mulher pode enfrentar mais de dois anos de prisão caso seja condenada.
Durante o julgamento, Adélia não admitiu nem negou as acusações, alegando não se lembrar do ocorrido e associando seu comportamento ao consumo de álcool. " Fico agressiva quando bebo ", afirmou a acusada, expressando vergonha pelo episódio e classificando-o como " horrível "
O episódio de racismo abalou profundamente a família de Bruno e Giovanna, que havia se mudado para Portugal em 2021. Os filhos do casal, Titi e Bless, até hoje demonstram receio de retornar ao país após as ofensas sofridas . "Como é que você vai explicar para uma criança que um adulto está a xingá-la por causa da cor de pele dela? ", questionou Bruno Gagliasso durante o julgamento.
Em abril de 2024, o Ministério Público de Portugal formalizou a acusação contra Adélia Barros, enquadrando-a por injúria e difamação racial. Na época, o casal de artistas comemorou a decisão judicial, reconhecendo o avanço na luta contra o racismo, mas salientando que ainda há um longo caminho a ser percorrido.
"Acreditamos que este processo pode conscientizar sobre o combate ao racismo. Esperamos voltar em breve para contar outra vitória ", afirmaram Bruno e Giovanna.
Redação do Africanize
Valdina Ferreira de Paiva foi aprovada em primeiro lugar entre as vagas destinadas para candidatos acima de 60 anos
Casal anunciou que estão noivos no mesmo evento em que se conheceram, em 2022
Dançarina conta que a cantora estadunidense chegou a abençoar o novo filho das duas