Maju Coutinho rebate esteriótipos raciais e revela ter estudado em colégio particular e ido à Disney
Jornalista refletiu sobre esteriótipos comuns no Brasil que associam pessoas negras a situações de extrema pobreza
Aluno teria pedido 'um pouco do cabelo' da funcionária para 'limpar o banco'; entenda o caso!
Um caso de injúria racial na unidade da academia Smart Fit, localizada na Avenida Bartolomeu Mitre, no Leblon, Rio de Janeiro, está gerando repercussão. No dia 26 de agosto, Alinny do Nascimento, de 21 anos, funcionária da equipe de limpeza, registrou uma queixa contra um aluno, acusando-o de injúria racial.
Segundo o relato da funcionária, o aluno Gilbert Gomes Leal teria feito um comentário racista ao dizer que gostaria de ter "um pouco do seu cabelo para que pudesse limpar o banco onde estava sentado". O comentário deixou a funcionária visivelmente abalada, de acordo com testemunhas presentes no local. Gilbert, que é conhecido nas redes sociais como ex-atleta e palestrante motivacional, nega as acusações.
Em resposta à acusação, o aluno publicou vídeos em seu Instagram dando sua versão dos fatos. "Eu estava ao lado da minha esposa na academia e elogiei o cabelo dela. Disse: 'Quando eu tiver uma filha, quero que ela tenha um cabelo exatamente igual ao seu'. Ela respondeu que eu não diria isso se soubesse o trabalho que dá cuidar do cabelo. Em seguida, fui malhar. Dias depois, recebi essa acusação covarde, sem fundamento", explicou Gilbert, que também afirmou ter registrado uma ocorrência por denunciação caluniosa.
A advogada da funcionária, Sônia Lima, declarou que sua cliente ficou emocionalmente abalada após o incidente e que o caso está sendo analisado pela 14ª Delegacia de Polícia (DP) do Leblon. “Estamos prestando todo o suporte necessário e fornecendo as informações à polícia. Esperamos que o inquérito seja instaurado e que a justiça seja feita. Não podemos permitir que este caso seja esquecido ou tratado como estatística”, afirmou a advogada.
Em meio à polêmica, a academia Smart Fit tomou a decisão de expulsar o aluno. Gilbert relatou que foi notificado sobre o cancelamento de sua matrícula ao tentar entrar na unidade após o incidente. O ex-aluno informou que pretende processar a academia pela decisão.
Redação do Africanize
Jornalista refletiu sobre esteriótipos comuns no Brasil que associam pessoas negras a situações de extrema pobreza
Ator conta que já usou outras drogas na juventude, mas que não desenvolveu vícios como com álcool
Cantora publicou uma carta aberta no Dia Nacional da Consciência Negra, na última quarta-feira (20)