Maju Coutinho rebate esteriótipos raciais e revela ter estudado em colégio particular e ido à Disney
Jornalista refletiu sobre esteriótipos comuns no Brasil que associam pessoas negras a situações de extrema pobreza
Um colóquio oficial entre o Brasil e Angola foi instalado nesta última segunda-feira (6), na sala multiuso da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). “Mayombe (floresta africana) e Amazônia: Memórias entrelaçadas e Justiça Socioambiental em Foco” foi o nome oficial do Colóquio.
O foco do evento, além do intercâmbio entre os países, Estados e instituições de ensino superior, foi dar luz aos debates que serão travados na COP - 30 . O evento ocorrerá em novembro de 2025, em Belém. “Abrimos hoje um diálogo com mais um país africano, agora com Angola, de uma representatividade histórica inegável e de uma contribuição para a cultura e para a formação da identidade brasileira muito grande” , explicou Bordalo.
Para o deputado, o evento pretende estabelecer diálogos sobre a necessária reparação histórica do passado de exploração que entrelaça Brasil e África. “Queremos ainda debater o presente e o futuro que nos irmana na busca da imperativa sustentabilidade de florestas do trópico úmido” , disse Bordalo.
Os próximos passos são organizar uma missão em Angola em novembro deste ano e um debate em maio de 2025. Os encontros vão reunir representantes dos países africanos de língua portuguesa e os que detém ainda floresta, com os paraenses e brasileiros da Amazônia. “É preciso discutir o nosso lugar nessa COP30. Que tipo de desenvolvimento queremos? Como vamos nos inserir nesse debate planetário sobre o clima” , questionou o deputado.
Memorial da Escravatura no Pará
O secretário estadual de Igualdade Racial e Direitos Humanos ( SEIRDH ), Jarbas Vasconcelos, além de manifestar o apoio do Estado do Pará à movimentação deste intercâmbio e resgate histórico, informou que o projeto de construção de um Memorial da Escravatura no Pará está concluído. De acordo com ele, o espaço está pronto tanto no aspecto arquitetônico como o histórico e será tornado público até o dia 25 de maio, dia em que se comemora o Dia da África .
Para o reitor Alfredo Buza , da UniLuanda , a reunião significou um passo importante para o estabelecimento do diálogo sobre a preocupação global que atravessamos. “As universidades podem cumprir um papel determinante na COP30, porque são elas que produzem e levam conhecimento. E se as universidades, principalmente, as de nossas regiões, se forem atuantes, vamos poder fazer com que a COP não seja apenas um ato político de chefes de Estado, mas que, possa ter uma influência real em nossas comunidades” , considerou.
Universidade de Luanda
A Universidade de Luanda é uma universidade pública angolana sediada na cidade de Luanda , fundada em 2020. A universidade surgiu da fusão do Instituto Superior para as Tecnologias da Informação e Comunicação e do Instituto Superior de Gestão, Logística e Transportes, e a partir da transformação das faculdades de artes e de serviço social.
O Colóquio contou ainda com as contribuições da Promotora de Justiça Lilian Furtado Braga, do Ministério Público do Pará ( MPPA ); da Presidenta da Associação de Remanescentes Quilombolas do Rio Capim (ARQUIRC), Anginery Vieira; da professora Zélia Amador (Universidade Federal do Pará).
O Colóquio Brasil & Angola foi organizado em parceria com a UFPA , por meio de diversas unidades acadêmicas e projeto de extensão – Programa de Pós-Graduação em Geografia ( PPGEO ), Programa de Pós-Graduação em Direito ( PPGD ), Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia ( PPGDEAM ), Programa de Pós-graduação em Cidades, Territórios e Identidades ( PPGCITI ), Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e Rede Djumbai .
Redação do Africanize
Jornalista refletiu sobre esteriótipos comuns no Brasil que associam pessoas negras a situações de extrema pobreza
Ator conta que já usou outras drogas na juventude, mas que não desenvolveu vícios como com álcool
Cantora publicou uma carta aberta no Dia Nacional da Consciência Negra, na última quarta-feira (20)