Maju Coutinho rebate esteriótipos raciais e revela ter estudado em colégio particular e ido à Disney
Jornalista refletiu sobre esteriótipos comuns no Brasil que associam pessoas negras a situações de extrema pobreza
De 8 a 13 de fevereiro de 2024, a Casa de Gana promete uma programação artística e cultural que celebra a conexão entre a capital baiana e o país africano.
Pela primeira vez, o Carnaval de Salvador recebe o Camarote Casa de Gana , o primeiro camarote internacional do evento funcionará das 14h às 00h, de 9 a 13 de fevereiro . No dia 8 de fevereiro, das 10h às 13h, ocorrerá a cerimônia oficial de abertura, com a presença de autoridades e apresentação à imprensa.
Instalado na Casa Vale do Dendê, no Terreiro de Jesus - Pelourinho, o Camarote Casa de Gana é voltado para convidados, mas terá uma cota de ingressos por dia reservada ao público geral. Os ingressos estarão disponíveis no Sympla .
Inaugurado em Salvador em novembro de 2023, durante uma ocupação no Salvador Capital Afro, o projeto Casa de Gana retorna com cerca de 30 artistas, empresários, lideranças e autoridades ganesas. Eles promoverão um espaço de vivências que passeiam pela arte, história, gastronomia, moda, artesanato, música e danças tradicionais e contemporâneas, proporcionando uma rica imersão na cultura de Gana, país localizado na África Ocidental.
Com o propósito de incentivar o diálogo entre a diversidade cultural e as tradições que unem os dois países, o projeto também promove o encontro de artistas ganenses em trios de blocos afro, como o Olodum e Muzenza. A iniciativa é promovida e realizada pela Embaixada de Gana no Brasil e o Ministério do Turismo, Artes e Cultura de Gana, em parceria com o Vale do Dendê e a BRAGH, dentro do projeto Experience Ghana Live. A produção executiva é assinada pelo Instituto Afetto e BlueJay Produções, com apoio da Prefeitura de Salvador.
A Embaixadora de Gana, Abena P. Busia, destaca que o Carnaval em Salvador possui elementos similares com alguns dos festivais e cerimônias realizadas em Gana.
“A música percussiva, as fantasias nas vestimentas, os desfiles em grupos afrocentrados. Tudo isso nos é familiar. A Bahia tem muito da África, especialmente características de Gana, por isso é emocionante fazer esse intercâmbio” , afirma.
Segundo a embaixadora, essa é mais uma iniciativa que visa incentivar a instalação de uma casa permanente em Salvador. “Empresários, artistas e produtores estão vindo de Gana para conhecer Salvador e fortalecer laços culturais, turísticos e comerciais entre Gana e o Brasil”, conclui .
Redação do Africanize
Jornalista refletiu sobre esteriótipos comuns no Brasil que associam pessoas negras a situações de extrema pobreza
Ator conta que já usou outras drogas na juventude, mas que não desenvolveu vícios como com álcool
Cantora publicou uma carta aberta no Dia Nacional da Consciência Negra, na última quarta-feira (20)