Dida Bar é declarado Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Rio de Janeiro
A deputada estadual Verônica Lima, autora da Lei 10.483/2024, celebra a relevância do Dida Bar na construção da identidade de uma gastronomia afro-carioca autêntica.
Receita é preparada com camarão e boldo.
O Camarões recebeu seu nome em razão da quantidade de camarões em seus mangues. Por isso, o prato típico do país, o Ndolé, é feito com o fruto do mar. Quem ensina a receita é a chef Melatino Byouha, dona de um restaurante africano no centro de São Paulo.
Ndolé
Ingredientes:
- 150g de camarão
- 150g de boldo
- uma cebola grande
- 2 dentes de alho
- 200mL de óleo vegetal
- 300g de amendoim cozido e batido
- pimenta verde
- banana da terra
- sal a gosto
- caldo de legumes
Modo de preparo:
Ferva o camarão com sal e 1/4 de cebola, um dente de alho, 200mL de água e deixe ferver por 10 minutos. Retire do fogo.
Em outra panela, coloque 100mL de óleo, com o outro dente alho, metade da cebola e o pimentão cortado em cubos. Frite por 5 minutos.
Coloque o amendoim, mexendo sempre por 10 minutos no fogo baixo. Acrescente o boldo e mexa até alcançar uma mistura homogênea.
Depois, ponha o caldo do camarão (só o caldo).
Acrescente sal, caldo de legumes e misture.
Coloque os 100mL restantes de óleo em outra panela, deixe esquentar e acrescente 1/4 de cebola. Com a cebola frita, coloque o camarão rapidamente (aproximadamente 1 minuto). Cozinhe a banana da terra e está pronto.
Redação do Africanize
A deputada estadual Verônica Lima, autora da Lei 10.483/2024, celebra a relevância do Dida Bar na construção da identidade de uma gastronomia afro-carioca autêntica.
Cardápio do novo chefe de cozinha trará receitas inspiradas na Bahia e no Rio de Janeiro
Pretagonismo na gastronomia é o foco do Festival, que contará com premiação e ampla programação gratuita, com música, palestras e boa comida