• 06-10-2024

Fundado por jovens criativos pretos, os sócios fundadores da MOOC; Kevin David, Levis Novaes, Lídia Thays, Raphael Fidelis e Suyane Ynaya decidem deixar a sociedade para focar em outras frentes de negócio

O MOOC, coletivo criativo brasileiro conhecido por sua contribuição pioneira na publicidade e indústria criativa, anunciou recentemente a saída de cinco dos oito sócios fundadores. Entre eles estão Kevin e Levis, que agora lideram a agência criativa KELE, e Lídia Thays, uma renomada artista plástica com experiência em moda, beleza e música. Raphael Fidelis, proprietário da produtora musical e audiovisual ENTD, e Suyane Ynaya, editora de moda na revista ELLE Brasil e diretora criativa independente, também deixaram o coletivo.  

Os ex-sócios explicam que, após 10 anos de atuação, sentem que sua contribuição para o MOOC chegou ao fim. Eles expressaram insatisfação com a falta de representatividade e diversidade no mercado criativo quando começaram suas carreiras. Agora, planejam continuar seu trabalho como empreendedores independentes, cada um focando em sua principal área de atuação.  

Fundado em 2015 na periferia de São Paulo, o MOOC tinha como objetivo integrar as diversas visões criativas de seus participantes e estabelecer a representatividade da pluralidade cultural, imagética, criativa e afetiva de comunidades no mercado criativo brasileiro. O coletivo já realizou projetos notáveis, como a campanha “Skolors” e o documentário “A Carne”.  

Catarina Martins, Louis Rodrigues e Vinnitex, também sócios do MOOC, continuarão à frente do projeto com a MOOC Studios e MOOC TV, focados em serviços exclusivos de audiovisual.  

Redação Africanize

Redação do Africanize