Rei angolano realiza visita a Salvador em celebração à conexão ancestral entre Angola e Brasil
Soberano do maior grupo étnico de Angola, o Reino de Bailundo, o rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui participou de uma exposição do museu Muncab
Viagem turística ia em rumo ao Quilombo dos Palmares; o veículo caiu em uma ribanceira de 112 metros
Um grave acidente envolvendo um ônibus escolar deixou 18 mortos e 30 feridos na Serra da Barriga, em Alagoas, no domingo (24). O veículo, que transportava 48 pessoas, caiu em uma ribanceira de 112 metros. O Instituto Médico Legal (IML) divulgou a identidade de 16 das vítimas, enquanto duas permanecem sem identificação.
Vídeos compartilhados nas redes sociais revelam a gravidade do acidente e o desespero dos sobreviventes. Moradores da região foram os primeiros a prestar socorro, resgatando feridos, incluindo crianças ensanguentadas. Em uma das gravações, uma mulher gravemente ferida pede ajuda enquanto um socorrista tenta acalmá-la.
O ônibus ficou de cabeça para baixo após o impacto, e muitas vítimas foram lançadas para fora do veículo. O Corpo de Bombeiros confirmou que não há desaparecidos.
O grupo seguia para o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde participaria de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, incluindo uma celebração do pôr do sol na Serra.
A Prefeitura de União dos Palmares informou que o ônibus era terceirizado e havia passado por vistoria recentemente, estando em situação regular. No entanto, testemunhas relataram falhas no veículo antes da queda. A Polícia Civil abriu investigação para apurar as causas do acidente.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou as mortes em publicação no Instagram e destacou o apoio federal às autoridades locais. "Meus sentimentos a todos os familiares das vítimas envolvidas no acidente. O governo federal está acompanhando a situação e dará todo o apoio necessário às autoridades estaduais no socorro, atendimento e amparo às vítimas", declarou.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também expressou solidariedade às famílias. "É uma tragédia que ocorre em um mês tão importante para todo o país pelo mês da Consciência Negra", afirmou.
Entre os 30 feridos, 29 foram encaminhados ao Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde das vítimas.
Redação do Africanize
Soberano do maior grupo étnico de Angola, o Reino de Bailundo, o rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui participou de uma exposição do museu Muncab
Modelo direcionou ofensas contra a cantora Ananda, integrante da banda Melanina Carioca
Atriz revela que amamentou o filho até os quase 2 anos de idade e que passa por um processo de resgate a autoestima