• 25-11-2024

Modelo direcionou ofensas contra a cantora Ananda, integrante da banda Melanina Carioca

A modelo e musa da Gaviões da Fiel, Ana Paula Minerato, foi afastada de todas as atividades da escola de samba da torcida organizada e demitida da Rádio Band FM nesta segunda-feira (25), após a circulação de um áudio nas redes sociais com falas racistas atribuídas a ela.

Em nota, o Grupo Band informou que a decisão foi tomada devido à gravidade do caso e ressaltou sua posição contra qualquer forma de preconceito. "A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa", afirmou a emissora. Minerato apresentava um programa diário na rádio desde 2018.

A Gaviões da Fiel também anunciou o afastamento da modelo, que estava escalada como destaque no desfile de 2025 ao lado da rainha de bateria Sabrina Sato. Segundo a assessoria da escola, a decisão reflete o compromisso da organização com o combate ao racismo.

No áudio que viralizou na noite de domingo (24), a modelo supostamente faz comentários racistas sobre a cantora negra Ananda, integrante da banda Melanina Carioca. Durante a conversa, Minerato utiliza expressões ofensivas relacionadas à aparência da cantora e menciona sua ancestralidade africana.

 

 

Após a divulgação, Ananda reagiu nas redes sociais. Em um vídeo publicado no Instagram, a artista condenou as falas e questionou a postura da modelo. "Estava de boa aqui na praia, curtindo a minha quando de repente me deparo com esse absurdo advindo de uma pessoa que, com todo respeito, você se acha tão bonita assim para desmerecer a beleza de outras pessoas que são diferentes de você?", disse a cantora.

A repercussão nas redes sociais foi imediata, com diversas manifestações de apoio à Ananda e críticas à modelo. Internautas também cobraram medidas das instituições ligadas a Minerato, levando às decisões anunciadas nesta segunda-feira.

Redação Africanize

Redação do Africanize