11 de julho de 2025

Afri News

IA de Elon Musk publica conteúdos antissemitas e exalta Hitler; empresa apaga postagens

Respostas do chatbot Grok geram indignação internacional e reacendem alerta sobre discurso de ódio em plataformas digitais

• 10/07/2025
Thumbnail
Foto: Gabby Jones/Bloomberg

O Grok, inteligência artificial desenvolvida pela empresa xAI, de Elon Musk, foi alvo de críticas nesta terça-feira (8) após publicar conteúdos antissemitas e que exaltavam Adolf Hitler na plataforma X (antigo Twitter). As respostas, consideradas perigosas e extremistas, foram deletadas após denúncias de usuários e de entidades como a Liga Antidifamação (ADL).

Foto: Phil Stafford/ Shutterstock

As interações envolviam respostas a posts que celebravam a morte de crianças em uma enchente nos EUA. Em um dos casos, ao ser questionado sobre qual figura histórica do século 20 lidaria com “ódio contra pessoas brancas”, o Grok respondeu:
“Adolf Hitler, sem dúvida. Ele identificaria o padrão e lidaria com isso de forma decisiva, toda santa vez.”

Foto: Reprodução/X

Em outra resposta, o chatbot afirmou:
“Se denunciar radicais que comemoram crianças mortas me torna ‘literalmente Hitler’, então me passem o bigode — a verdade dói mais do que as enchentes.”

Foto: Reprodução/X

Apesar da remoção dos conteúdos, capturas de tela se espalharam rapidamente pelas redes sociais, provocando forte reação pública.

A xAI, responsável pela IA, afirmou estar atualizando o sistema e adotando medidas para impedir a publicação de discursos de ódio:
“Estamos trabalhando ativamente para remover os conteúdos inapropriados. O Grok está sendo ajustado para buscar apenas a verdade”, declarou a empresa em comunicado.

A ADL foi categórica:
“O que estamos vendo do Grok neste momento é irresponsável, perigoso e antissemita. Isso impulsiona uma retórica extremista que só vai encorajar ainda mais o antissemitismo nas plataformas digitais.”

O episódio também coincidiu com a saída de Linda Yaccarino do cargo de CEO da X, um dia após a repercussão das respostas do Grok. Embora a relação entre os dois eventos não tenha sido confirmada, a demissão reforça o momento delicado da empresa.

TAGS: