2 de agosto de 2025

Afri News

“Fico boa com qualquer cabelo”: Erika Hilton responde após ser vítima de racismo estético

Deputada federal participou do Festival Latinidades e falou sobre liberdade de imagem e autonomia dos corpos negros

• 01/08/2025
Thumbnail
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Durante participação no Festival Latinidades, realizado em Brasília, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) fez uma defesa contundente da liberdade estética de mulheres negras.

Em entrevista ao portal Terra, ela falou sobre identidade, escolhas e autonomia corporal, reforçando que as decisões sobre sua imagem não são uma tentativa de se adequar à branquitude. “Meu amor, eu não tenho culpa se fico boa com qualquer cabelo”, afirmou.

Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou no sábado (19) uma ação judicial contra a atriz e influenciadora Antonia Fontenelle por declarações racistas e transfóbicas. No vídeo em questão, publicado nas redes de Fontenelle, ela se refere à parlamentar como “preta do cabelo duro” e sugere que Erika “quer ser uma branca loira”.

Além de atacar a identidade racial e de gênero da deputada, Fontenelle utilizou tom pejorativo ao falar de suas características físicas e insinuou falsidade de caráter. “Você é preta do cabelo duro, como todos os pretos são, e isso não é demérito, mas você não quer ser uma preta do cabelo duro. Você quer ser uma branca loira, só que você não é e nunca vai ser”, declarou.

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados | Reprodução/Instagram
TAGS: