Música
Capa do álbum “Os Garotin de São Gonçalo” vence prêmio internacional de design
Assinado por Hermes Miranda, o projeto visual do álbum vence o Rayo de Plata no Latin American Design Awards
O trio carioca Os Garotin, formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, acaba de somar mais uma conquista à sua trajetória: o projeto visual do álbum “Os Garotin de São Gonçalo”, desenvolvido pelo designer e diretor criativo Hermes Miranda, foi premiado com o Rayo de Plata na categoria Design Gráfico / Records do Latin American Design Awards (LAD Awards) 2025 uma das principais premiações de design da América Latina.
Realizado anualmente durante o LADFEST, em Cusco, no Peru, o evento reúne designers, estúdios e criadores de todo o continente para celebrar trabalhos inovadores em áreas como branding, tipografia, design digital e motion. Na categoria de Design Gráfico, são reconhecidos os projetos que traduzem identidade e criatividade por meio de sistemas visuais potentes e originais.
“Quem diria que em um ano nós teríamos um Grammy Latino e, agora, um Rayo de Plata? Só podemos dizer que estamos muito felizes e realizados com mais essa conquista”, celebra o trio.
A capa premiada se tornou uma extensão do som do grupo uma fusão entre MPB, soul e R&B com a irreverência e o groove de São Gonçalo. Hermes Miranda criou uma identidade visual que dialoga com as referências da banda, reinterpretando de forma lúdica os elementos da bandeira da cidade e transformando o território em linguagem estética.
A direção fotográfica de Pedro Miceli também teve papel central na narrativa, captando a individualidade de cada integrante em gestos espontâneos e expressivos. As cores saturadas e quentes reforçam o clima emocional do álbum e conectam música, afeto e identidade um retrato contemporâneo da cultura brasileira em sua forma mais vibrante.
“Criar um universo visual para um disco que, até então, só existia sonoramente, é sempre um desafio animador…cada cor, fotografia e tipografia foi pensada para posicionar o grupo em um território 100% brasileiro e autêntico. O mais importante é quando todos se reconhecem no resultado não adianta a ideia ser boa se só eu acredito nela. Tem que rolar paixão coletiva.”, explica Hermes.

Com referências que vão de Silk Sonic à Banda Black Rio, o projeto visual traduz o espírito livre e inventivo de Os Garotin e reforça como música e design podem caminhar juntos na construção de novas narrativas visuais da negritude brasileira.
Depois do Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, o prêmio no LAD Awards é mais um marco na trajetória de um grupo que segue transformando arte em identidade.




