Reece Richards, ator da série "Sex Education", usou as redes sociais para relatar um episódio traumático ocorrido em setembro de 2024, quando foi preso injustamente em Londres. O artista afirmou que foi alvo de violência policial e busca justiça pelo ocorrido.
"Na quarta-feira, 4 de setembro, entre 12h38 e 2h30, fui vítima de uma prisão ilegal e má conduta policial em Fulham, a poucos metros da minha porta da frente. Ouvi histórias sobre incidentes como esse, mas nunca imaginei que aconteceria comigo. Esta é a minha história", escreveu Richards em seu perfil no Instagram.
De acordo com o ator, tudo começou após ele presenciar um acidente de trânsito perto de sua casa, logo depois de sair de uma apresentação no musical ‘Hairspray’. Richards afirma que tentou ajudar a polícia a localizar os responsáveis, mas acabou sendo confundido com um dos suspeitos.
"Eu tinha acabado de me apresentar no ‘Hairspray the Musical’ quando um carro bateu perto de mim. Dois homens, um branco e um asiático, pularam; um começou a correr em uma direção, e o outro correu em minha direção, onde eu estava com minha mala. Percebendo que a polícia os estava perseguindo, gritei: 'Ele correu para lá, policial', e apontei a direção em que eles fugiram. Apesar de me ouvir, o policial gritou que eu estava preso e exigiu que eu me deitasse no chão. Fiquei confuso, incapaz de entender porque de repente estava sendo tratado como um criminoso", relatou o ator.
Richards também descreveu o momento em que a abordagem escalou. "Momentos depois, mais três policiais correram até mim. Eles me jogaram spray de pimenta, chutaram minhas pernas, me jogaram no chão e me algemaram. Num piscar de olhos, eu estava de bruços na calçada com vários policiais me segurando, forçando minha cabeça no chão", afirmou.
A "BBC" informou que o Escritório Independente de Conduta Policial (IOPC) está investigando o caso. Um dos policiais está sob investigação criminal e outro é alvo de apuração por possível má conduta grave.
O ator contou que só foi liberado após a chegada de Brenda Edwards, diretora do musical e amiga da família, que intercedeu em seu favor. "Depois de rever as imagens da câmera corporal, eles concordaram em me soltar", disse Richards.
A Polícia Metropolitana confirmou que usou spray de pimenta durante a abordagem e alegou que os agentes estavam perseguindo um carro suspeito de ser roubado. No entanto, o ator afirma que a experiência foi traumatizante e que pretende seguir em busca de justiça.
"Esse sentimento de desamparo nunca me deixará. Já fui parado e revistado antes, mas nunca fui preso ou tratado assim. [...] Toda a experiência foi embaraçosa, profundamente perturbadora e exaustiva. Isso me fez questionar tudo o que eu achava que sabia sobre justiça", concluiu Richards, ressaltando a importância de expor incidentes de violência policial.