Esportes
Vinicius Jr é pode ser punido após comprar clube da Série B brasileira; entenda!
Negócio envolvendo SAF do Athletic Club está na Justiça e foi denunciado à FIFA

O atacante Vinicius Jr está no centro de uma investigação envolvendo a aquisição da SAF do Athletic Club, equipe de São João del-Rei (MG) que disputa a Série B do Brasileirão. De acordo com o jornalista Gianluca DiMarzio, a situação surgiu após a venda de ações do clube, que excluiu a Tiberis Holding do Brasil, antiga detentora de 19,5% da participação.
A venda foi realizada diretamente da F&P Gestão Esportiva para a ALL Agenciamento Esportivo, empresa administrada por Thássilo Soares, agente de Vinicius Jr, o que levou a Tiberis a acionar a Justiça. A empresa alegava ter direito de preferência na negociação.
Atualmente, o processo segue em tramitação judicial. A Tiberis conseguiu inicialmente uma liminar para barrar a venda, mas a ALL Agenciamento Esportivo obteve um efeito suspensivo que permite a continuidade da transação até a conclusão do julgamento.
Apesar da disputa legal, a empresa ligada ao jogador já assumiu o controle operacional do clube no início deste mês, enquanto o mérito da questão ainda é avaliado.
A polêmica ganhou repercussão internacional nesta semana, sendo destaque em veículos da Espanha, Itália e Portugal. Paralelamente ao processo no Brasil, a Tiberis, liderada pelo empresário Willy Francese, apresentou uma denúncia formal à Câmara de Investigação do Comitê de Ética da FIFA.
A acusação cita uma possível violação do artigo 20 do Código de Ética da FIFA e do artigo 22 do Código de Justiça Desportiva da Federação Espanhola, que proíbem atletas em atividade de possuírem, direta ou indiretamente, clubes profissionais.
A Tiberis pede a suspensão de Vinicius Jr por até dois anos caso as infrações sejam confirmadas.