• 21-11-2024

Vini JR é vitima de racismo na Espanha

Não é rivalidade, é racismo!

O que você está vendo na segunda imagem é um boneco enforcado simulando o jogador Vinícius Jr. Tal ato aconteceu em decorrência da partida entre Atlético de Madrid e Real Madrid, na Espanha. Não demorou muito para que parte da imprensa (daquela cor que você já sabe) chamasse o fato de "provocação" ou "rivalidade amigável entre os times". Mas, já sabemos que o real nome disso é: RACISMO.     

Precisamos nomear os casos como eles devem ser chamados, para exigir as atitudes que devem ser tomadas. Já reparou que no Brasil e em uma grande parcela do mundo incomoda mais você chamar alguém ou uma situação de racista do que o ato racista que essa pessoa praticou? Além disso, sempre tem as mesmas justificativas: “foi só uma brincadeira”, “não sabia que te ofendeu”, “como posso ser racista? Tenho um pé na senzala” (essa última é de se espumar de ódio).     

Sabe por que isso acontece? Para manter os privilégios de quem ofende, humilha e se acha superior devido a sua cor ou etnia. Em se tratando de europeus, a cada 20m tem um brasileiro (que se acha europeu) para “passar pano”. Nos últimos 2 anos, sempre leio uma queixa ou reclamação de Vini Jr sobre o racismo ININTERRUPTO que ele sofre nas competições europeias de futebol. Até agora a única coisa que a La Liga fez, foi a tradicional e ineficiente “notinha de repúdio no Twitter”.     
 

Untitled_design_(2)


@vinijr   , te desejo forças, meu caro. Que o seu futebol continue encantando o mundo e incomodando os racistas. Quanto a parte da mídia brasileira que minimiza o racismo que sofremos DIARIAMENTE, eu desejo muitas coisas, e nenhuma delas são boas.     

Por fim, antes que eu me esqueça: FOGO nos racistas.     

Will Marinho

Jornalista, redator publicitário e escritor. Mineiro de 31 anos, o profissional coleciona passagens por veículos como CNN e Casa Vogue, bem como campanhas assinadas para marcas como Chivas Reagal, Samsung, Sallve, Pepsi e Will Bank.