27 de março de 2025

Cinema e TV

Variety divulga lista das 100 melhores atuações na televisão do século XXI

Confira a lista de atores negros que integram o raking da revista norte-americana

• 14/02/2025
Thumbnail
Foto: Divulgação/HBO

A Variety divulgou, na última quinta-feira (13), uma seleção com as 100 melhores atuações da televisão no século XXI. Entre os destaques estão performances marcantes de atores negros que trouxeram profundidade e representatividade para a TV nas últimas décadas.

O ator Michael Kenneth Williams alcançou a melhor posição entre os artistas negros, ocupando o sexto lugar com seu papel como Omar Little em “A Escuta“. O personagem, um ladrão de traficantes com um código moral próprio, quebrou estereótipos ao ser um homem negro, gay e temido no submundo do crime.

Foto: Divulgação/HBO

Outro destaque da lista foi Andre Braugher, que ficou em oitavo lugar por sua interpretação do Capitão Raymond Holt em “Brooklyn Nine-Nine“. O personagem, um comandante sério e meticuloso, marcou a televisão ao retratar um homem negro e gay que superou discriminações ao longo de sua carreira. Seu humor seco e sua relação com os colegas de delegacia conquistaram o público.

Foto: Divulgação/NBC

Michaela Coel também aparece entre as melhores performances, ocupando a 11ª posição com sua atuação como Arabella Essiedu em “I May Destroy You“. Além de protagonizar a série, Coel também foi criadora, roteirista e diretora da produção, que aborda questões de trauma e autodescoberta.

Foto: Divulgação/HBO

Regina King conquistou o 13º lugar por sua performance como Angela Abar em “Watchmen“. Seu papel como uma detetive e vigilante que investiga um ataque supremacista branco em Tulsa rendeu-lhe um Emmy de Melhor Atriz.

Foto: Divulgação/HBO

Outros atores negros que figuram na lista incluem Niecy Nash, em “Getting On” (32º lugar); Brian Tyree Henry, em “Atlanta” (35º lugar); Kerry Washington, em “Scandal” (41º lugar); Uzo Aduba, em “Orange Is the New Black” (44º lugar); William Jackson Harper, em “The Good Place” (47º lugar); e Tituss Burgess, em “Unbreakable Kimmy Schmidt” (53º lugar).

TAGS: