27 de dezembro de 2024

Denga Love

Vamos falar sobre a saúde do homem negro?

Por: Dr. Osei Akuamoa Júnior

Denga Love• 09/10/2023
Thumbnail

A saúde é um assunto importante para todos, nós, NEGRÕES. Aqui estão algumas dicas desse rolê que podem ser relevantes.  

Doenças cardíacas: Os homens negros têm maior predisposição a desenvolver doenças cardíacas, como a hipertensão e a doença cardíaca coronária. 43% dos homens negros até 50 anos serão diagnosticados com hipertensão, então, meus irmãos, cuide do coração! 

A prevenção das ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) envolve a adoção de práticas sexuais seguras, como o uso de preservativos em todas as relações sexuais, realização de exames regulares para detecção precoce e o acesso a serviços de saúde adequados. 

O câncer de próstata é 3x mais comum em homens negros. A partir de 45 – 50 anos deve se começar a prevenção. Próstata é responsável por 70% do volume ejaculado, nada mais precisa ser dito, gozar é bom né? Então cuidemos da próstata. 

A saúde mental também é um aspecto importante da saúde geral. Os homens negros podem enfrentar desafios específicos, como o racismo e a discriminação,  SEXUALIZAÇÃO DE NOSSOS CORPOS . Em nós recaem as mais altas taxas de  SUICÍDIO DEPRESSÃO . É fundamental buscar apoio e cuidar da saúde emocional, seja por meio de terapia, grupos de apoio ou outras abordagens que funcionem para você. 

O diabetes tipo 2 é mais comum entre os homens negros. Manter um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é fundamental para prevenir e controlar a doença. A obesidade é ligada a DM tipo II também é um problema que afeta diversas comunidades, incluindo a negra. É importante manter um peso saudável e prevenir complicações associadas à obesidade.  

Lembre-se de que essas são apenas algumas questões que podem ser relevantes para a saúde do homem negro. A violência e a desigualdade racial são intrínsecas à construção social de nossa comunidade destacando a nossa maior mortalidade em qualquer fase da vida. Então nos cuidemos e amemos mais os nossos e nossas. Cada pessoa é única, e é fundamental buscar orientação de saúde individualizada para cuidar da sua saúde de forma adequada. 

TAGS: