• 07-09-2024

Sambadela é um projeto que celebra a cultura preta e carnavalesca já tem data marcada para acontecer, dia 26 de novembro no Mirante Esperia e será aberto ao público.

O projeto será comandado por Thelma Assis, mais conhecida como Thelminha as atrações confirmadas são: Vou Pro Sereno, Manda Lym, Salgadinho, Pagode da Arquibancada, Bateria da Mocidade Alegre e Dj Fábio Rogério. 

 

A intenção de lançar o projeto no mês da consciência negra é para reforçar e dar protagonismo às personalidades pretas com foco nas preparações do carnaval de 2024. A primeira edição serviu como um projeto piloto para que as pessoas experimentassem e se acostumarem com a ideia. 

 

Há mais de 18 anos Thelminha desfila na escola de samba de São Paulo Mocidade Alegre da qual foi campeã do carnaval esse ano. Nada mais justo que seu projeto tivesse influências do ritmo que a acompanha há anos. 

 

“O samba é algo muito presente e potente na minha vida, depois desses 3, 4 anos que tenho tido mais contato com as pessoas pelas redes sociais me comunicando sempre trazendo essa pessoa que é apaixonada pelo samba”, pontua. 

 

Sambadela  nasce a partir de um desejo de construir um legado de pessoas pretas assim como outras grandes rodas de samba que nasceram no Brasil.  

 

“É importante que, cada vez mais tenhamos esses eventos para os nossos, obviamente as pessoas brancas são bem-vindas e aliadas, mas a gente também tem que ter esse protagonismo de ter um evento que seja formado a maioria por pessoas pretas”, afirma 

 

Ressaltou sobre a importância da mulher, sobretudo a mulher negra promover uma roda de samba tendo em vista ser um ambiente predominantemente masculino. Além de revelar as expectativas sobre o evento. 

 

“As minhas expectativas são muito grandes, quero que o evento lote, quero atingir a nossa capacidade máxima da casa. A partir disso vou ter a noção de que a ideia é boa e poder ampliar… Eu sonho com um festival”,  revela . 

 

Com a carreira em total ascensão podemos ver sua atuação em várias áreas, seja ela como médica, apresentadora, passista, influenciadora e TED speaker. Thelminha ressalta sobre ser uma mulher autêntica e protagonista no que se propõe a fazer: 

 

“Eu gosto muito de mostrar esse meu lado multifacetado porque não é uma invenção, é uma realidade. Lá atrás quando comecei antes de entrar no BBB eu já tinha um canal no youtube que falava de diversos assuntos como samba, medicina e outros. E eu sou pessoa que não me permito ser colocada dentro de uma caixinha. Então se eu gosto de fazer diferentes coisas eu estudo, me dedico, coloco foco e energia e faço,  conclui . 

 

Tamanha versatilidade dá lugar corrobora para o processo criativo do projeto Sambadela inspirando Thelminha e sua equipe. O objetivo do projeto é ver as pessoas curtirem, reunir os sambistas, pessoas que amam samba e proporcionar um momento de descontração.  

 

“Meu desejo é que todos tenham uma tarde descontraída e que saiam de lá pedindo o próximo”, disse a apresentadora. 

 

Sambadela é também uma porta de entrada da agenda do carnaval 2024, Thelminha vem como destaque de chão na Mocidade Alegre escola de samba de São Paulo e como musa fazendo parte de uma homenagem que a Mangueira escola de samba do Rio de Janeiro írá fazer para a cantora Alcione. Reforçando a importância da mulher negra nos espaços das escolas de samba desde o chão da avenida até os lugares de privilégios como os camarotes.