25 de abril de 2025

Afri News

SPFW se pronuncia após agressão física e verbal contra comunicador negro durante desfile

Evento afirma que repudia atos de discriminação e promete reforçar protocolos de acolhimento e segurança

• 14/04/2025
Thumbnail
Foto: Arquivo Pessoal

O São Paulo Fashion Week se manifestou oficialmente no último sábado (13) após a denúncia de agressão verbal e física sofrida pelo comunicador Raphael Fonsec pela médica neurologista Juliana Dias durante o desfile do estilista Walério Araújo, na última quinta-feira (10).

Raphael relatou nas redes sociais ter sido empurrado, intimidado e ameaçado por um casal branco enquanto aguardava o início da apresentação.

No vídeo divulgado por ele, é possível ver o momento em que uma mulher o confronta fisicamente e um homem se aproxima para falar de forma intimidadora ao seu ouvido. Raphael explicou que os dois se incomodaram com o fato de ele estar em pé, mesmo sem assentos disponíveis.

Diante da repercussão, a organização do SPFW emitiu nota oficial repudiando veementemente o episódio.“O ocorrido representa mais do que um conflito pontual, trata-se da reprodução de um comportamento autoritário, em que certos corpos ainda se sentem no direito de controlar, constranger ou policiar a presença dos outros”, diz o comunicado.

O evento também afirmou que não foi acionado no momento do incidente e prometeu reforçar os protocolos de proteção, acolhimento e escuta para evitar que situações semelhantes se repitam. “Nos solidarizamos profundamente com o designer agredido, Raphael Fonseca, e reconhecemos o impacto emocional e simbólico de situações como essa.”

TAGS: