Afri News
Senegal começa a refinar o próprio petróleo pela primeira vez na história
Especialistas esperam que o setor gere bilhões de dólares para o Senegal

O Senegal começou a refinar seu próprio petróleo pela primeira vez, marcando um avanço significativo na sua indústria energética. A refinaria African Refinery Company (SAR), localizada perto da capital Dacar, processou com sucesso o petróleo extraído do campo offshore de Sangomar. Antes disso, a SAR operava apenas com petróleo bruto importado.
O país da África Ocidental se tornou oficialmente um produtor de petróleo em junho de 2024, quando iniciaram as operações no campo de Sangomar. O presidente senegalês, Bassirou Diomaye Faye, destacou que os lucros da venda de petróleo e gás serão “bem administrados” para garantir benefícios à população e à economia do país.
A empresa australiana Woodside, responsável pelo projeto, classificou a extração como um “dia histórico” e um “marco importante” tanto para a companhia quanto para o Senegal.
O projeto de águas profundas de Sangomar, que também possui reservas de gás, tem capacidade para produzir cerca de 100 mil barris de petróleo por dia. Com isso, espera-se que o setor gere bilhões de dólares para o Senegal, fortalecendo a economia local e aumentando a arrecadação do governo.