Afri News
Rokia Traoré deve ser libertada de prisão belga após disputa judicial internacional
Traoré foi condenada à revelia por um tribunal de Bruxelas em 2023, sob acusações de sequestro parental

A cantora malinense Rokia Traoré, de 50 anos, deve ser libertada de uma prisão na Bélgica, segundo informações divulgadas por seus representantes legais. A artista, conhecida como uma das vozes mais importantes do continente africano, cumpre pena de dois anos de prisão desde novembro, após ser extraditada da Itália.
Traoré foi condenada à revelia por um tribunal de Bruxelas em 2023, sob acusações de sequestro parental. O caso está relacionado a uma longa disputa pela custódia de sua filha de nove anos com o pai belga da criança, Jan Goossens. A cantora foi presa pela primeira vez em 2020, na França, sob um mandado de prisão emitido pela Bélgica por não cumprir uma ordem judicial ligada ao caso.
Em novembro de 2024, após um recurso negado pelo mais alto tribunal da Itália, as autoridades italianas transferiram a artista para a Bélgica, onde ela permanece detida.
Além de seu reconhecimento na música, Rokia Traoré foi embaixadora da boa vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) entre 2016 e 2018, reforçando sua influência como ativista humanitária.