• 21-11-2024

Cerca de 260 pessoas ficaram desalojadas por conta da forte chuva no Estado

Enquanto as queimadas tomam conta da parte sudeste do país, o Sul está enfrentando novamente alagamentos por temporais. De acordo com a Defesa Civil Estadual, até a última quinta-feira (26), o estado contabilizou 111 desabrigados e 149 desalojados, totalizando 260 gaúchos fora de suas casas. Além disso, cerca de 29.452 pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas.  

A Defesa Civil informou que 48 municípios já registraram danos devido às intensas precipitações. Desde o início das chuvas, foram emitidos 57 alertas para a população, com orientações sobre como proceder em situações de emergência.  

 

chuvas-rs
 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, indicando perigo, para tempestades nas regiões Norte e Nordeste do estado, bem como na área metropolitana de Porto Alegre. As previsões apontam chuvas entre 30 e 60 mm/h, ou de 50 a 100 mm ao longo do dia, além de ventos intensos que podem atingir entre 60 e 100 km/h e a possibilidade de queda de granizo.  

As regiões Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Sudeste, Metropolitana de Porto Alegre e Centro Oriental também estão sob risco de acúmulo de chuva, o que aumenta as chances de deslizamentos de terra. Para essas áreas, o Inmet emitiu um alerta amarelo, que sinaliza um perigo potencial.  

Redação Africanize

Redação do Africanize