Como a final mundial do Red Bull Dance Your Style conectou culturas em Mumbai
Campeonato de dança freestyle teve brasileiro Ryan Furia entre os dezesseis finalistas; veja um resumo de tudo que rolou!
Fazenda coletiva em Minas Gerais lança vivências de quatro dias na roça mineira, que acontecem em junho e julho deste ano.
A Refazenda Rio Xopotó , criada de forma coletiva em Desterro do Melo, na Zona de Minas Gerais , promove uma festa de São João na roça mineira. Em sua terceira edição, já se tornou tradição para quem é da capital, para quem é da região, para quem é de fora. Alô, Essepê!
É um convite para um São João longe das grandes cidades, num retorno à tradição cultural e alimentar, trazendo tendências e movimentos sociais atuais como pauta, como o Orgulho LGBTQIAPN+ , o protagonismo e cultura negra nas tradições brasileiras e o anti-etarismo.
Serão quatro vivências imersivas, sempre de quinta a domingo, na Casa Coletiva Refazenda Rio Xopotó, que fica na área rural de Desterro do Melo, município próximo a Barbacena. As quadrilhas, abertas ao público, acontecem no sábado.
Confira o calendário e as temáticas:
13/06 a 16/06 - O São João especial Beyoncé dará protagonismo à juventude negra.
20/06 a 23/06 - O São João 60+ celebrará o tradicional e ancestral do São João, com forró ‘das antiga’, evidenciando a pauta do anti-etarismo cada vez mais presente nas discussões.
27/06 a 30/06 - O São João Queer é a primeira festa São João PRIDE , onde todes serão mais que bem vindes, e toda expressão de gênero e sexualidade será celebrada.
04/07 a 07/07 - O São João Fogo no Rabo será um dos mais divertidos e democráticos, cabendo um lugarzinho pra todo mundo vivenciar a roça na casa coletiva mais disputada do Brasil.
É bom demais, sô! - As vivências começam na quinta-feira com a “Grande Chegada” pra entrar no ritmo da roça, com aquele abraço gostoso, encontros novos que parecem de longa data, e antigos com algo de novo. Um caldinho no fogão a lenha pra todo mundo se esquentar e achegar. A sexta-feira é o mió pré festa, é todo mundo junto naquela energia conjunta de preparação. As decorações da casa, os looks, as maquiagens, e tudo mais que acontece por trás das cortinas. No tardar da noite, Bingo na cidade, com bebidas e petiscos. Sábado é o grande dia, com muita música, dança, comidinhas típicas. No dia seguinte, o famoso e gostoso domingo de ressaca, com aquela mesa de café da manhã farta, um cafezin passado agora mermo, e muita fofoquinha.
Os valores variam a partir de R$ 650,00, os quatro dias de hospedagem na fazenda, incluindo toda a alimentação local durante a vivência e o ingresso para a festança no sábado. A contribuição é estruturada em três valores possíveis, em que se pode escolher o que melhor se encaixa na realidade de quem quer participar. Além disso, são disponibilizados valores do primeiro lote de vendas de maneira ilimitada para pessoas negras e LGBTQIAPN+.
Mais informações pelo telefone/whatsapp (32) 9923-7203. Os interessados devem preencher formulário: Link .
Sobre a Refazenda Rio Xopotó - Criada durante a pandemia, a Refazenda Rio Xopotó é uma comunidade em formação de saberes globais, que busca trocas locais partindo da pluriversalidade - especialmente feminina, enegrecida, de gênero livre e popular. Nasceu do desejo de um espaço para quem precisa de cuidados e quer cuidar, de quem anseia mato, cachoeira, céu estrelado e quer transformar a sua rotina na cidade ou no campo. Durante o São João, será possível conhecer um pouco do que é vivenciado diariamente por lá.
Por que Refazenda Rio Xopotó? O coração do projeto fica em uma fazenda, na Zona Rural de Desterro do Melo, na Serra da Mantiqueira, em Minas. A área abraça uma das nascentes do Rio Xopotó, principal afluente do Rio Ipiranga, que por sua vez irá ajudar a formar o Rio Doce.
Redação do Africanize
Campeonato de dança freestyle teve brasileiro Ryan Furia entre os dezesseis finalistas; veja um resumo de tudo que rolou!
Evento acontece com Tendal da Lapa com Pagode da 27, o duo Deekapz e a cantora Mannda Lym entre as atrações musicais
Cidades recebem eventos culturais, educacionais e gastronômicas em celebração ao mês da Consciência Negra