31 de março de 2025

Afri News

Quantidade de pessoas pretas e pardas com ensino superior quintupla em 22 anos

Embora a diferença tenha diminuído, o número de brancos com diploma ainda é mais que o dobro

• 03/03/2025
Thumbnail
Foto: Adobe Stock | Licenciado

A proporção de pessoas pretas e pardas com ensino superior completo quintuplicou nos últimos 22 anos no Brasil, segundo dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (26). Apesar do avanço, a desigualdade racial na educação ainda é evidente.

Em 2000, apenas 2,1% dos pretos e 2,4% dos pardos de 25 anos ou mais tinham diploma universitário. Entre os brancos, a taxa era significativamente maior, de 9,9%. Em 2022, os percentuais cresceram para 11,7% e 12,3%, respectivamente, enquanto a população branca com ensino superior completo chegou a 25,8%. Embora a diferença tenha diminuído, o número de brancos com diploma ainda é mais que o dobro do registrado entre pretos e pardos.

Segundo Bruno Mandelli Perez, analista do IBGE, o aumento na escolarização se deve à ampliação da oferta de ensino superior, tanto público quanto privado, além de políticas de financiamento e bolsas de estudo.

“Houve a expansão da rede pública, especialmente em regiões do interior do Norte e Nordeste, onde há uma maior parcela da população preta e parda. O setor privado também cresceu, o que pode ter permitido maior acesso, além das políticas públicas de financiamento e bolsas para esse segmento”, explicou.

TAGS: