• 21-11-2024

Este projeto foi idealizado em 2015 pela jornalista Helaine Martins, que trabalhou na editora por mais de uma década e faleceu em 2021.

A Editora MOL, a maior editora de impacto social do mundo, está relançando o projeto  "Entreviste Um Negro" em um novo formato, com o objetivo de fortalecer a presença de profissionais negros na mídia. Para homenagear a memória de  Helaine e perpetuar seu legado, a MOL decidiu abraçar essa iniciativa, que chega com novidades neste ano.  

 

divulgacao-logo-entreviste-um-negro.jpg

 

O "Entreviste Um Negro" é agora um banco de dados que visa conectar profissionais negros a comunicadores, proporcionando uma maior diversidade de vozes nas reportagens e contribuindo para a construção de um jornalismo mais plural e equilibrado em termos de pontos de vista.  

O projeto nasceu em 2015 da inquietação de  Helaine Martins , que percebeu que a maioria das reportagens nos jornais ouvia predominantemente pessoas brancas, principalmente homens brancos, como fontes. Apesar dos recursos limitados, Helaine estava determinada a promover um novo tipo de jornalismo, mais inclusivo e diversificado. Assim, criou o "Entreviste Um Negro" para aumentar a visibilidade e representatividade na mídia.  

Com o tempo, a iniciativa ganhou destaque na imprensa e, em 2019, foi ampliada com a criação da  Mandê , uma agência de conteúdo especializada em questões raciais. No entanto, a jornada brilhante de Helaine foi tragicamente interrompida em 3 de julho de 2021, quando ela faleceu devido a uma parada cardiorrespiratória. Sua partida deixou um vazio na Editora MOL, onde Helaine trabalhou por mais de uma década.  

Para honrar sua memória e continuar sua luta, a MOL decidiu dar continuidade ao "Entreviste Um Negro". A família de Helaine e Karol Gomes, sócia de Helaine na Mandê, também estão apoiando esta iniciativa.  

 

andressa-marques-foto-arquivo-pessoal.jpg

 

Como parte desta homenagem, a Editora MOL abriu uma oportunidade de estágio para cuidar da alimentação e divulgação do "Entreviste Um Negro". A Bolsa Helaine Martins foi criada para permitir que a jornalista Andressa Marques continue o trabalho de Helaine, que sonhava com um jornalismo mais diversificado e inclusivo.  

Jornalistas e especialistas interessados ​​podem se cadastrar no novo banco de dados. Os jornalistas podem preencher o     Formulário para Comunicadores , concordando em utilizar esses recursos para a realização de reportagens mais diversas e inclusivas. Os especialistas podem se inscrever no     Formulário para Especialistas , compartilhando seus dados para que jornalistas possam entrar em contato.  

Cibele Almeida

Diretora de Conteúdo e comunicadora apaixonada por música, moda e tudo que se relaciona à comunidade negra.