2 de agosto de 2025

Saúde

Pele preta também é saúde: maioria das pessoas negras no Brasil nunca foi ao dermatologista, aponta pesquisa

Levantamento inédito revela desigualdade racial no acesso a cuidados dermatológicos; Grupo L’Oréal lança iniciativa para mudar esse cenário

• 01/08/2025
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Foto: Freepik

Mais da metade da população negra no Brasil nunca se consultou com um dermatologista. É o que revela uma nova pesquisa do Datafolha, feita em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal no Brasil. Segundo o estudo, 58% dos brasileiros negros afirmam nunca ter tido acesso a esse tipo de atendimento, enquanto entre pessoas brancas o índice cai para 42%.

Os números escancaram uma ferida antiga: o acesso desigual a cuidados especializados na saúde da pele. E num país em que 56% da população se identifica como preta ou parda, segundo o IBGE, a lacuna é ainda mais grave. Mulheres negras, por exemplo, representam cerca de 28% da população brasileira, mas seguem invisibilizadas até mesmo quando o assunto é o autocuidado.

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Para o Dr. Carlos Barcaui, presidente da SBD, os dados só reforçam a urgência de democratizar a dermatologia. “Nosso foco está no fortalecimento da atenção especializada, garantindo que mais pessoas possam contar com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado das doenças dermatológicas”, afirma.

Atenta a esse cenário, a divisão de Beleza Dermatológica da L’Oréal lançou o programa “Dermatologia + Inclusiva”, voltado à promoção da diversidade, equidade e inclusão na dermatologia. A proposta é ambiciosa: ampliar a pesquisa e o conhecimento sobre pele e cabelos de pessoas negras, não brancas e transgêneras, desenvolvendo soluções específicas para questões como acne, oleosidade, hiperpigmentação, couro cabeludo, barreira da pele e fotoproteção.

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“Nós estamos comprometidos em mudar esse cenário de desigualdade racial. Queremos aprofundar o conhecimento científico sobre a pele negra e contribuir com a inclusão dessa população na área da saúde”, afirma Hanane Saidi, diretora-geral da divisão L’Oréal Beleza Dermatológica no Brasil.

Para o Grupo L’Oréal, o momento é de responsabilidade e ação. “A pele negra tem especificidades que precisam ser respeitadas. Por isso, nosso objetivo é oferecer soluções dedicadas, eficazes e acessíveis, promovendo representatividade com excelência no cuidado”, conclui Eduardo Paiva, diretor de Diversidade, Equidade e Inclusão do grupo.

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