• 21-11-2024

O Samba do Zumbi promove integração da comunidade preta e periférica com atrações culturais no Jardim Miriam

Em um movimento inédito de valorização da representatividade negra e periférica na torcida palmeirense, o coletivo Zumbi dos Palmeiras promove, no dia 23 de novembro, o evento "Samba do Zumbi". Realizado no Jardim Miriam, zona sul de São Paulo, o encontro marca as celebrações pelo Dia da Consciência Negra e inclui uma série de atrações culturais, com samba ao vivo, DJ de black music e a presença de convidados ilustres da cena afro-brasileira.

Criado em maio de 2023, o Zumbi dos Palmeiras surgiu com a proposta de romper estereótipos e mostrar a força da torcida negra e periférica dentro do Palmeiras, trazendo uma perspectiva de inclusão e resistência cultural. Inspirado em Zumbi dos Palmares, o movimento se identifica como um “quilombo”, reforçando o papel da comunidade como um espaço de apoio e valorização das raízes negras.

O "Samba do Zumbi" será o primeiro evento organizado exclusivamente pelo movimento, com o objetivo de integrar a comunidade local e expandir o orgulho negro entre torcedores e moradores da região. Um dos destaques do evento será a participação de Pedro Borges, fundador do Alma Preta, veículo focado em notícias e pautas de interesse da comunidade negra.

 "Queremos que o Samba do Zumbi seja um espaço de celebração e reflexão para todas as pessoas da periferia e para os palmeirenses que se identificam com a nossa causa. Não somos apenas torcedores; somos parte de um movimento que luta pela visibilidade da população preta e periférica", afirma Renato Porto, fundador e liderança do movimento.

 Com ingressos a partir de R$20,00, o evento é aberto ao público, e convida todos que desejam celebrar o orgulho e a resistência da cultura afro-brasileira e reforçar a presença de pretos e periféricos na torcida do Palmeiras.

Redação Africanize

Redação do Africanize