27 de março de 2025

Afri News

Líderes africanos ordenam reunião militar para discutir cessar-fogo na RD Congo

Cúpula pede criação de corredores humintários para evacuação de mortos e feridos

• 12/02/2025
Thumbnail
Foto: Reprodução/RTNC

Diante da crescente crise no leste da República Democrática do Congo (RD Congo), líderes da Comunidade da África Oriental (EAC) e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral se reuniram na Tanzânia e determinaram que os chefes do exército se encontrem nos próximos cinco dias para definir diretrizes técnicas para um cessar-fogo imediato e incondicional.

A cúpula também pediu a criação de corredores humanitários para a evacuação de mortos e feridos, enquanto o grupo rebelde M23, apoiado por Ruanda, segue avançando sobre a região de Kivu do Sul após tomar a cidade de Goma.

A decisão ocorre após diversas tentativas frustradas de cessar-fogo e negociações de paz, o que gera dúvidas sobre sua efetividade. Além disso, o agravamento do conflito levanta preocupações sobre uma possível escalada regional, já que países como Burundi, Malawi e África do Sul demonstraram apoio ao exército congolês.

A crise no leste da República Democrática do Congo (RDC) levou a uma onda de protestos na capital Kinshasa, que deu início no dia 28 de janeiro. Manifestantes atacaram um complexo da Organização das Nações Unidas (ONU) e embaixadas de países como Ruanda, França e Estados Unidos, em resposta à insurgência do grupo rebelde M23, que intensificou sua ofensiva na cidade de Goma.

Os manifestantes carregavam bandeiras congolesas, queimaram pneus e bloquearam estradas, jurando lealdade ao presidente Felix Tshisekedi. A mobilização ocorreu a milhares de quilômetros do epicentro do conflito, mas reflete o aumento da tensão em todo o país.

TAGS: