15 de agosto de 2025

Celebridades

Lázaro Ramos e Taís Araújo recebem Graça Mandela, ativista moçambicana

Casal recebeu, em casa, a ativista viúva de Nelson Mandela para conversa sobre educação, direitos e protagonismo feminino

• 14/08/2025
Thumbnail
Reprodução: taisdeverdade/olazaroramos

Um dia especial na vida de Taís Araújo e Lázaro Ramos. Na terça-feira (12), eles receberam em casa, no Rio de Janeiro, Graça Simbine Machel Mandela, ativista e viúva de Nelson Mandela.  A visita, divulgada nas redes sociais do casal, foi marcada por conversas sobre a trajetória de Machel, uma das figuras mais relevantes da luta por direitos humanos, educação e o papel das mulheres na transformação social. Além das causas nobres, ela também é conhecida por seu trabalho enquanto foi casada com Nelson Mandela.

Graça Machel foi a terceira esposa de Nelson Mandela, com quem se casou em 1998, quatro anos após a morte de sua segunda esposa, Winnie Madikizela-Mandela. Sua história vai muito além do título de primeira-dama: antes disso, ela já havia sido casada com Samora Machel, primeiro presidente de Moçambique, e atuado como Ministra da Educação e Cultura do país, além de ser amplamente reconhecida pela ONU por seu trabalho em prol dos direitos das crianças e da educação em contextos de conflito.

O casal compartilhou com admiração um pouco das conversas e aprendizados proporcionados pela visita:

“Conversamos sobre sua trajetória, das barreiras para acessar o ensino básico, à universidade, à luta pela libertação de Moçambique, passando pelo seu trabalho como Ministra da Educação e Cultura, reconhecida pela ONU”

Os dois também refletiram sobre como, muitas vezes, a história de mulheres com grandes feitos é reduzida ao papel de esposas de figuras históricas e agradeceram o tempo e os conselhos cedido pela tão respeitada Graça Simbine Machel Mandela.

“Obrigada, Graça, por compartilhar sua história, seu tempo e suas vivências e pela capulana linda, tornando nossa terça-feira tudo, menos comum. Já combinamos a volta”.

Hoje, Graça Machel integra o grupo The Elders, fundado por Nelson Mandela em 2007, com líderes globais que trabalham pela paz, justiça, direitos humanos e um planeta sustentável e lidera uma organização que apoia mulheres empreendedoras no continente africano, mantendo-se ativa na missão de transformar vidas.

TAGS: