• 02-07-2024

"Ferro e Fogo” é uma celebração da resiliência e da luta do povo preto.

A banda de Afro Rock Ki’mbanda  está pronta para surpreender seus fãs com o lançamento de seu novo single,  "Ferro e Fogo" , no dia 07 de julho de 2024. No mesmo dia, apresentará no Festival OLB St. Paul’s Rock às 18h. A música, que estará disponível no Spotify, Apple Music e YouTube, aborda a temática da luta e da resistência do povo preto, refletindo a realidade diária de muitas pessoas negras – uma vida de batalhas, conquistas e fé. “Ferro e Fogo” é a oitava música do projeto musical O Rock é Preto da banda que conta com a produção musical do renomado Hélio Cosmo Leite. 

AD_4nXd6ABr7H1NfCwkCbz9PGkYU_6GiiQzJOdCVeaXTEAOO3yPfQ0SR4uNANcEa8rT7CNI8qw440PuK98IBUsQPLiCGQ_vmnZBc3MIlaVb4CbF5dCjGRpie0drFGIWAlWI9_9dJnN9pURVT8aQqfR11_qMxxbtj?key=p3dJb6SE8IpbhIb94DojvQ
Ki’mbanda Revoluciona o Afro Rock com o Lançamento de “Ferro e Fogo” 

"’Ferro e Fogo’” é uma celebração da resiliência e da luta do povo preto. Com uma letra poderosa e uma sonoridade intensa, a música transmite a mensagem de superação e fé" , conta Rogério Luiz Menudo, membro e um dos compositores da música. A banda, composta por Henrique Krispim como vocalista, Yves Remont como guitarrista, Rogério Luis como baixista, Marcos Guarujá e Anderson Kafé como percussionistas e Dema Drummer na bateria, traz uma mistura de elementos do Candomblé, Umbanda e Afrofuturismo, unindo guitarras distorcidas com percussões para criar uma sonoridade única. 

"A letra fala sobre uma personagem que, mesmo sofrendo, nunca luta em condições de igualdade e deixa o tempo decidir seu destino. A estrela, ou orixá da liberdade e revolução, representa a vingança, não no sentido de matar, mas de reivindicar o que é seu por direito, cegando a inveja que cresce contra pessoas pretas. A frase 'a favela venceu' não se aplica aqui; a verdadeira vitória é coletiva, não individual. A sabedoria leva tempo, e a mudança só ocorre com o esforço coletivo. A Ki’mbanda quer mostrar aos ouvintes, à comunidade musical e à comunidade preta, que existem diversas vertentes musicais dentro das células afros, onde guitarra, contrabaixo e voz são nossos atabaques, redefinindo a musicalidade na comunidade."  – Henrique Krispim (Krisx), vocalista. 

"Representação crua e autêntica da realidade enfrentada por mim, meus familiares, amigos e irmãos pretos. Vivemos uma rotina de preparação intensa, onde devemos ser dez vezes mais aptos, éticos e engajados, mas ainda assim, somos dez vezes mais rejeitados, hostilizados e violentados. A música clama por uma revolução e pela erradicação de uma sociedade racista, destacando que a vitória só é alcançada através de muito esforço e resistência. Mesmo diante de tanta adversidade, nossa alma brilha, percorremos o caminho e a revolta não destruiu nossa vontade de vencer."  – Yves Remont, guitarrista da Ki’mbanda. 

Faça o pré-save 

Links:   https://onerpm.link/492414614323 

Letra da Música - Ferro e Fogo 

Sem ter a culpa levei, marca no rosto de mãos 

Confesso que não revidei, nunca por medo 

Mas deixe estar!!! 

Mas fui lá sem deixar que a revolta consuma o querer. 

Pra alcançar e sair dessa dura missão de existir. 

Ayra eah!!! (ayra ole ah) 

Mas a luta do pão não é em vão, só pra saber como venci. 

A ferro e fogo cresci, suprimi 

Minha estrela brilha imensa, muito eu percorri; 

Hoje cego a sua inveja, confiei, venci. 

Quantas vezes eu fui invisível aos olhos de alguém 

E deixado sempre de lado, por preconceitos e seus alastros 

Ayra eah!!! (ayra ole ah) 

Com sabedoria se rompe o grilhão 

Vou lhe “amostrar” como cheguei e a ferro e fogo eu me forgei 

Minha estrela brilha imensa, muito eu percorri; 

Hoje cego a sua inveja, confiei, venci. 

Mas fui lá sem deixar que a revolta consuma o querer. 

Mas fui lá sem deixar que a revolta consuma o querer. 

Ayra eah (ayra ole ah) 

Que a revolta consuma o querer. 

Ayra eah (ayra ole ah) 

Que a revolta consuma o querer. 

Ayra eah (ayra ole ah) 

Que a revolta consuma o querer. 

Ayra eah (ayra ole ah) 

A revolta, o consumo e o querer. 

 

Redação Africanize

Redação do Africanize