Afri News
Justiça espanhola arquiva caso de insultos racistas contra Vini Jr. em jogo contra Barcelona
Ministério Público do país afirmou que expressões utilizadas 'não configuram' crime de incitação ao ódio

O Ministério Público da Espanha arquivou a investigação contra dois torcedores acusados de proferir insultos racistas ao jogador brasileiro Vinicius Jr. durante o clássico entre Barcelona e Real Madrid, realizado em 28 de outubro de 2023, no Estádio Olímpico Lluís Companys.
A decisão foi tomada sob o argumento de que as expressões utilizadas “não configuram crime de incitação ao ódio”, embora o jogador tenha sido chamado de termos pejorativos como “m*caco” pela torcida adversária.
A Promotoria de Crimes e Ódio de Barcelona, responsável pelo caso, afirmou que as provas analisadas não foram suficientes para esclarecer com precisão quais insultos foram ditos pelos torcedores investigados. Além disso, o órgão considerou que as ofensas, embora ofensivas, não tiveram impacto direto na partida, não causando interrupções ou incentivando a adesão do público.
A investigação utilizou imagens do estádio para identificar três suspeitos, incluindo um menor de idade, cujo caso foi tratado separadamente. Todos negaram ter cometido os atos racistas. O processo também contou com depoimentos de testemunhas e do próprio Vinicius Jr., que prestou esclarecimentos em janeiro deste ano.
Apesar do arquivamento, o caso foi encaminhado ao Gabinete para a Igualdade de Tratamento e Não Discriminação, que poderá instaurar sanções administrativas contra os torcedores do Barcelona envolvidos.