3 de abril de 2025

Afri News

Justiça de SP condena aposentada por injúria racial contra humorista Eddy Junior

Episódio aconteceu em outubro de 2022, em um condomínio na Barra Funda

• 06/03/2025
Thumbnail
Foto: Reprodução/Instagram

A Justiça de São Paulo condenou a aposentada Elisabeth Morrone por injúria racial e ameaça contra o humorista e músico Eddy Junior. O caso ocorreu em outubro de 2022, em um condomínio na Barra Funda, Zona Oeste da capital.

De acordo com vídeos divulgados na época, Elisabeth, que era vizinha do artista, o insultou com expressões racistas, chamando-o de “macaco, ladrão, sujo e imundo”. Nas imagens registradas por Eddy, ela e seu filho, Marcos Vinicius Morrone Sartori, aparecem na porta do apartamento do humorista segurando uma garrafa e uma faca.

A decisão judicial, proferida em 26 de fevereiro pelo juiz Fernando Augusto Andrade Conceição, da 14ª Vara Criminal, determinou que Elisabeth cumpra um ano e dois meses de prisão por injúria racial e um mês e cinco dias por ameaça, ambos em regime aberto, além do pagamento de multa. Já Marcos foi condenado a dois meses de detenção, também em regime aberto, pelo crime de ameaça.

A defesa de Elisabeth e de seu filho argumentou que Marcos tem uma condição de saúde mental e que a decisão judicial é nula por não ter considerado um laudo adequado sobre sua incapacidade. Além disso, o advogado José Beraldo afirmou que a aposentada não proferiu insultos raciais, alegando que a palavra dita por ela foi “caco” e não “macaco”.

Eddy Junior denunciou o episódio nas redes sociais na época, relatando que foi alvo de injúrias racistas ao tentar usar o elevador do prédio junto com sua cachorra. A defesa de Elisabeth afirmou que já recorreu da decisão.

TAGS: