Afri News
Jovem britânico de 18 anos é condenado a prisão em Dubai por relacionamento com turista um ano mais nova
Família pede para que o jovem seja poupado da prisão: "Marcus [Fakana] estava esperando desesperadamente voltar para casa"
Um jovem britânico de 18 anos, Marcus Fakana, foi condenado a um ano de prisão em Dubai após ter um relacionamento sexual com uma garota de 17 anos durante férias com suas famílias no emirado.
O caso foi denunciado pela mãe da jovem, que encontrou fotos e mensagens trocadas entre o casal ao retornar ao Reino Unido. A legislação de Dubai considera ilegal qualquer relação sexual com menores de 18 anos.
O grupo de defesa Detained in Dubai, que presta apoio a estrangeiros enfrentando processos legais nos Emirados Árabes Unidos, classificou o julgamento como uma “vergonha total”. Segundo a organização, Fakana está preso desde setembro e sente-se “abandonado pelo governo britânico”.
“Má conduta do Ministério Público nos primeiros estágios do caso levou a uma sentença desproporcional. Fakana deveria ter sido julgado por uma contravenção, não por um crime”, afirmou Radha Stirling, fundadora do Detained in Dubai.
Stirling também destacou que a família do jovem fez um apelo ao governante de Dubai, Sheikh Mohammed Al Maktoum, para que Fakana seja poupado da prisão. “Marcus estava esperando desesperadamente voltar para casa esta semana”, disse ela.
Em resposta ao caso, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido afirmou: “Estamos apoiando um homem britânico nos Emirados Árabes Unidos e estamos em contato com sua família”.
O Ministério Público de Dubai, quando questionado, reiterou seu compromisso com a proteção dos direitos de todos os indivíduos e a garantia de julgamentos imparciais.