3 de abril de 2025

Cinema e TV

John Boyega critica falta de diversidade em ‘Star Wars’: ‘Franquia branca e elitista’

Ator interpretou Finn na trilogia da saga, composta pelos filmes “O Despertar da Força”, “Os Últimos Jedi” e “A Ascensão Skywalker”

• 02/04/2025
Thumbnail
Foto: Lucasfilm/Disney

O ator John Boyega, 33, afirmou que a franquia “Star Wars” tem um espaço predominantemente branco e elitista. A declaração foi dada no documentário “Number One on the Call Sheet: Black Leading Men in Hollywood”, produzido pela AppleTV+.

“Deixa eu te falar, ‘Star Wars’ sempre teve a vibe de estar no espaço mais branco e elitista. É uma franquia tão branca que a presença de uma pessoa negra nela já era algo”, disse Boyega, que interpretou Finn na nova trilogia da saga, composta pelos filmes “O Despertar da Força”, “Os Últimos Jedi” e “A Ascensão Skywalker”.

Foto: Lucasfilm/Disney

O ator também criticou o argumento de que a franquia já teve personagens negros, citando exemplos como Lando Calrissian e Mace Windu, interpretados por Billy Dee Williams e Samuel L. Jackson, respectivamente. “Você sempre percebe que é algo quando alguns fãs tentam dizer: ‘Bem, nós tivemos Lando Calrissian e Samuel L. Jackson!’ É como me dizer quantas gotinhas de chocolate tem na massa de cookie. Eles simplesmente espalharam isso lá, mano!”, afirmou.

Boyega também condenou a reação negativa de parte do público à inclusão de atores negros em papéis de destaque na saga. “Eles estão ok com a gente fazendo o papel do melhor amigo, mas quando tocamos nos heróis deles, quando lideramos, quando abrimos caminho, é tipo: ‘Oh meu Deus, isso é um pouco demais! Eles estão se rendendo ao politicamente correto’”, concluiu.

Foto: Lucasfilm/Disney

O ator já havia criticado a forma como seu personagem foi tratado na trilogia recente e a postura do estúdio diante dos ataques racistas recebidos por ele e outros atores negros envolvidos na franquia.

TAGS: