• 07-07-2024

O novo protocolo da FIFA já entrou em vigor e vai ajudar jogadoras durante e após o período de gravidez

Demorou! A  FIFA  alterou as regras e anunciou novas medidas para apoiar jogadoras durante a gravidez. Entre as medidas, estão o período de licença remunerada após o parto e para quem adotou uma criança menor de 2 anos.  

 

Aprovado no mês passado pelo Conselho da entidade , o novo protocolo entrou em vigor este mês. Outra  novidade é a permissão para as atletas se ausentarem de treinos e até mesmo jogos em caso relacionadas à menstruação.  

 

Para a  licença-maternidade , as jogadores vão ter um período mínimo de 14 semanas e isso independe da legislação trabalhista do país onde a jogadora está atuando.  

 

Embora a licença maternidade tenha sido adotada em 2020, as novas regras agora se estendem às treinadoras, mães não biológicas e adotivas.  

 

“São grandes passos e grandes avanços para realmente normalizar a vida que levamos como mulheres… é isso que queremos oferecer em todos os níveis, no nível do clube, no nível da seleção nacional – a oportunidade para as jogadores profissionais terem a chance de serem mães” , destacou a ex-técnica dos EUA, Jill Ellis.  

 

Todas as novas regras foram aprovadas por unanimidade e vão garantir uma série de condições de melhoria para as jogadoras mães.  

 

A entidade também aprovou que as federações-membro proporcionem ambientes familiares para as jogadoras com filhos, principalmente em períodos de grandes competições, como a Copa do Mundo Feminina.  

 

“Encorajar as federações-membro a tomar providências ou permitir que essas mães e pais tenham os filhos com eles durante o acampamento, durante o torneio, é um passo realmente importante que apoiará não apenas as jogadoras, mas todos os jogadores do nosso esporte” , disse Sarai Bareman, diretora-geral de futebol feminino da FIFA.  

 

Redação Africanize

Redação do Africanize