30 de julho de 2025

Afri News

“Eles estavam rezando”: ataque a igreja deixa dezenas de mortos no leste da RD do Congo

Rebeldes ligados ao Estado Islâmico invadiram uma missa com armas e facões; número de vítimas ainda é incerto

• 29/07/2025
Thumbnail
Foto: Freepik

Um ataque brutal a uma igreja em Komanda, no leste da República Democrática do Congo, deixou dezenas de mortos e feridos neste domingo (27). Os fiéis estavam reunidos em plena missa quando foram surpreendidos por membros da Força Democrática Aliada (ADF), grupo rebelde ligado ao Estado Islâmico.

Os relatos sobre o número de vítimas variam: enquanto a Associated Press confirmou 10 mortes com o Exército congolês, uma fonte da prefeitura local afirmou à Reuters que 38 pessoas foram assassinadas e 15 ficaram feridas. Já mídias locais apontam que os mortos passam de 40.

“Mais de 21 pessoas foram mortas a tiros dentro e fora de casa. Encontramos três corpos carbonizados e várias casas queimadas. As buscas continuam”, afirmou Dieudonne Duranthabo, coordenadora da sociedade civil de Komanda. “Nos disseram que o inimigo ainda está perto da cidade. Exigimos intervenção militar urgente.”

O ataque teria partido de uma base rebelde a cerca de 12 km do centro da cidade. Segundo ativistas locais, os disparos começaram ainda durante a noite, mas foram confundidos com uma tentativa de roubo. O grupo ADF é conhecido por sua atuação violenta e já foi responsável por outros massacres semelhantes na região, sempre com base em motivações extremistas.

Até o momento, o governo congolês não divulgou um número oficial de vítimas. Autoridades locais, moradores e a sociedade civil cobram mais presença do Estado e reforço nas ações de segurança para conter o avanço dos ataques na região.

TAGS: