24 de janeiro de 2025

Afri News

Educafro Brasil realiza ato político contra fraudes em cotas raciais no concurso de diplomata

Segundo a Educafro, foram identificados casos em que candidatos brancos estariam se beneficiando indevidamente das vagas reservadas para negros, prejudicando os direitos de candidatos afro-brasileiros

• 23/01/2025
Thumbnail
Foto: Arquivo Pessoal

A Educafro Brasil, organização dedicada à defesa dos direitos da população afro-brasileira, realizou um ato político nesta terça-feira (23),em frente ao Instituto Rio Branco, em Brasília. A mobilização ocorreu durante a posse dos novos diplomatas aprovados no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e teve como objetivo denunciar fraudes no sistema de cotas raciais.

Segundo a Educafro, foram identificados casos em que candidatos brancos estariam se beneficiando indevidamente das vagas reservadas para negros, prejudicando os direitos de candidatos afro-brasileiros. A entidade também aponta injustiças em outros processos seletivos, como o Concurso Nacional Unificado (CNU), e afirma que as denúncias já foram apresentadas a diversos órgãos governamentais.

Foto: Arquivo Pessoal

A instituição realizou reuniões com órgãos como a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministério dos Direitos Humanos, o Ministério da Igualdade Racial e a Advocacia-Geral da União (AGU). Esses encontros resultaram em encaminhamentos para investigar e combater as irregularidades.

No entanto, uma reunião com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) foi considerada tensa e infrutífera, sem atender às reivindicações relacionadas ao CACD.

TAGS: