'The Last Dance': saiba tudo sobre o after após primeiro show de Chris Brown no Brasil que une quatro festas de cultura preta
Primeiro show do cantor acontece dia 21 de dezembro no Allianz Parque, em São Paulo
Rapper processou a Universal Music e a plataforma de streaming Spotify, alegando as empresas de beneficiarem a faixa diss track lançada pelo rival contra ele
O rapper canadense Drake acionou judicialmente o Spotify e a gravadora Universal Music Group (UMG), acusando-os de promover de maneira desleal e manipulada a música ‘Not Like Us’, de Kendrick Lamar. Segundo o processo, a faixa, que está prestes a atingir a marca de 1 bilhão de reproduções no Spotify, teria sido impulsionada por práticas consideradas "corruptas", incluindo uso de robôs e pagamento a influenciadores.
De acordo com a Billboard US, Drake alega que a Universal lançou uma campanha agressiva para manipular o alcance da música, saturando serviços de streaming e ondas de rádio. “A Universal lançou uma campanha para manipular e saturar os serviços de streaming e as ondas de rádio”, diz um trecho do documento.
Acusações contra Spotify e Universal
Os advogados de Drake argumentam que o esquema incluiu o uso de robôs programados para reproduzir a música repetidamente, inflando artificialmente os números. Além disso, o processo aponta que a gravadora de Lamar teria ajustado a taxa de licenciamento da faixa, incentivando o Spotify a promovê-la de forma preferencial para os usuários da plataforma.
Em resposta, a Universal negou as acusações e emitiu uma nota afirmando: “A sugestão de que a UMG faria qualquer coisa para prejudicar qualquer um de seus artistas é ofensiva e falsa. Empregamos as mais altas práticas éticas em nossas campanhas promocionais e de marketing”. A gravadora também destacou que o sucesso da música se deve exclusivamente à escolha dos fãs.
A disputa entre Drake e Kendrick Lamar não é novidade. ‘Not Like Us’, lançada em 4 de maio, é considerada uma resposta direta a Drake, e a letra aborda temas polêmicos, com críticas que vão desde acusações de violência contra mulheres até deboche sobre questões familiares. A faixa se insere em uma série de lançamentos simultâneos dos dois rappers, que têm usado suas músicas como forma de se atacarem publicamente.
Redação do Africanize
Primeiro show do cantor acontece dia 21 de dezembro no Allianz Parque, em São Paulo
Primeiro álbum de estúdio de sua carreira possui 12 faixas e outras colaborações de peso
Sambista e rapper dialogam pelo resgate da ancestralidade neste lançamento que chega acompanhado de videoclipe